quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno. Por: Gabriel Perissê.

Módulo IV
Disciplina: Profissão Docente.
Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno. Por: Gabriel Perissê.
Visualizado: 22/05/2013.

“A experiência pedagógica se realiza como experiência bidirecional, criando uma atmosfera em que se cultivam o respeito mútuo, a curiosidade, o espírito de pesquisa, o diálogo, a busca das verdades e dos valores.”

* Pedagogia do Encontro: “A sala de aula como um espaço produtivo, como com efeitos catastrófico”.
Destaca o valor tido nos Investimento filosófico em palavras do nosso cotidiano e que as experiências reversíveis, ou bidirecionais, são duas realidades que se unem, que continuam sendo diferentes, mas não estão uma fora da outra.
Salienta ainda que o “Encontro”, não se faz por mera aproximação física, se realiza quando entramos em jogo com uma realidade que algum tipo de iniciativa, promovendo-se um enriquecimento mútuo. (Exemplo do filme Naufrago que utiliza uma bola para promover o encontro)
Um objeto (nível 1) pode ser usado, descartado, manipulado, já no nível 2, quando é possível realizar um encontro, em lugar do objeto encontramos um âmbito, âmbito não é apenas um abjeto e não necessariamente uma pessoa, é considerado que eu atuou sobre o " objeto" e " objeto" também atuam sobre mim, está além da relação de afeto, mas uma relação criativa de produção de valores, ciência, arte, etc).
* Um professor tem que ser ambital.(Descer do nível 2 para o nível 1).

Transformamos uma sala de aula quando, mediamos o encontro, criamos o âmbito, um espaços em que as liberdades não entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas, onde o conhecimento (Nascimento com..) é valorizado. No âmbito existe o jogo. Existe a energização.

                Tenho uma relação ambital no Grupo de Lucianópolis, qual dou aula de “ jogos teatrais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário