domingo, 11 de novembro de 2012

Vídeo-aula 7: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares


Disciplina Saúde na Escola
Vídeo-aula 7: Crescimento e desenvolvimento ponderal e hábitos alimentares. Por Lili Min.
Visualizado em 11/11/2012



O crescimento da criança tem influências diretas. E como saber se esse crescimento está dentro de uma faixa considerada normal?
Para a médica pediatra e professora Lilia Freire Rodrigues de Souza Li, da Unicamp, o crescimento da criança é resultado da maturação óssea da criança, e é dividido em três períodos:
1º Na primeira infância: de 01 á 03 anos: nessa fase ocorre o maior crescimento natal, podendo uma criança crescer até 25 centímetros no primeiro ano, 12,5 centímetros no segundo ano e em torno de 8 centímetros no terceiro ano. Sendo a nutrição adequada o fator mais importante dessa fase;
2º Segunda Infância: de 04 á 08 anos: aqui o crescimento é mais estável podendo ganhar de 8 á 4 cm por ano. Nesse período os fatores hormonais (hormônio de crescimento e tireoidiano) mais importante para o crescimento;
3º Puberdade: entre 09 e 17 anos: época de grandes transformações físicas, emocionais e sociais, gerando algumas diferenças entre homens e mulheres, tendo uma desaceleração de crescimento até o inicio da puberdade que gera uma nova aceleração de crescimento.
Quanto mais tardia uma criança entrar na puberdade, maior é a desaceleração de crescimento.
Na menina o primeiro sinal da puberdade que ocorre entre 8 e 13 anos incompleto, está relacionado ao aparecimento do botão mamário, seguido de aparecimento de pelos pubianos e por último a primeira menstruação, chamada de menarca.

Nos meninos o primeiro sinal da puberdade está relacionado ao crescimento dos testículos e do pênis. O estirão puberal nos meninos é maior ocorre normalmente 02 anos mais tarde que os das meninas, o que resulta na diferença de crescimento entre meninos e meninas de aproximadamente 13 centímetros.

De acordo com o site: http://portal.saude.gov.br, na matéria: A saúde de adolescentes e jovens: competências e habilidades, de: Evelyn Eisenstein e Karla Coelho

" Em segundo lugar, acontece o desenvolvimento das características sexuais secundárias: nas meninas, o aumento das mamas, aparecimento dos pêlos pubianos e axilares; nos meninos, o aumento da genitália, pênis, testículos, bolsa escrotal, além do aparecimento dos pêlos pubianos, axilares, faciais e mudança do timbre da voz. Paralelamente à maturação sexual são observadas outras mudanças biológicas, como as alterações no tamanho, na forma, nas dimensões e na composição corporal (quantidade da massa muscular e tecido adiposo) e na velocidade de crescimento, que é o chamado estirão puberal. Este processo, marcado por alterações de diversas funções orgânicas, constitui o que se denomina processo de maturação corporal, que ocorre simultaneamente com as transformações comportamentais e psicossociais, representando a adolescência."

Como acompanhar o crescimento?
* Acompanhar o crescimento e comparar aos gráficos de crescimento;
* Avaliar estatura e peso, durante toda a fase de crescimento;
* Avaliar o índice de massa corporal (IMC);
* Observar a data de inicio dos caracteres secundários;

Para entender o gráfico de crescimento infantil, o qual trata-se um registro padrão de crescimento de uma população, com diferença entre os sexos é preciso considerar que o mesmo é diferente para os sexos. O mesmo tem como função além de comprar a altura da criança com a da população geral, identificar crianças com risco para doenças genéticas, hormonais de desnutrição e sobrepeso, ou até mesmo mudanças de canal de crescimento ou de peso.

Segue abaixo o site da revista veja que contem os gráficos para as três fases de crescimento destacadas acima:
http://veja.abril.com.br/especiais_online/crescimento-saudavel/curvas-crescimento.shtml

Mas o que influência o crescimento?
* Atividade Física;
* Sono (GH é liberado durante o sono profundo);
* Doenças crônicas;
* Nutrição (que pode ser positiva- sobrepeso ou negativa- desnutrição);
* Genéticos;
* Ambientais (Higiene, questões psicológicas).

Como calcular o canal de crescimento de uma criança?
* Calcular canal de crescimento com a estrutura final alvo (dos pais);
* Menina: Soma das estaturas dos pais menos 13 dividido por 2 (Feminilização da altura);
* Meninos: Soma das estaturas dos pais mais 13 divididos por 2 (Masculiniza a altura);
* O canal do crescimento estará mais ou menos 08 centímetros da estatura alvo, é considerado "os desvios padrões";

O Canal de crescimento identifica o potencial genético de crescimento da criança e dará uma previsão da altura final da criança, que dependendo de fatores ambientais poderá ou não ser atingida.

Outro as aspecto abordado na aula foi o Gráfico IMC da criança, Índice de massa corpórea da criança que variam por idade sexo, diferente do de adultos que é igual para ambos os sexos.
Desde o nascimento até os 04 ou 06 anos existe uma estabilidade dos IMC e posteriormente ele tende a aumentar. Quando uma criança aumenta seu IMC antes dos 04 anos de idade ela passa a ser considerada como uma criança com risco de desenvolvimento de obesidade na vida adulta.
O IMC é utilizado como screening e não como diagnóstico de sobrepeso e baixo ganho ponderal, desnutrição. O percentil 85 é usado como parâmetro apara identificar crianças em risco de sobrepeso.

Como calcular o IMC?
Alguns sites fazem isso rapidamente, como é o caso do site:

Formula para calcular o IMC
IMC = PESO / ALTURA^2
ou (formula equivalente)
IMC = PESO / (ALTURA * ALTURA)

Como interpretar os limites IMC para idade?
*Percentil 95= obesidade;
*Percentil entre 85 e 95= sobrepeso;
*Percentil entre 5 e 85= normal;
Abaixo de 5= desnutrição ou baixo peso;

O IMC é importante para constatar logo na infância as crianças com risco de obesidade ou sobrepeso na vida adulta, além das doenças cardiovasculares, dislipidemia, pressão alta e aumento da insulina na vida adulta.

A partir dessa aula sobre o crescimento da criança além de poder utilizar dentro do currículo das escolas, como por exemplo, o calculo do gráfico de crescimento e do IMC trabalhando o conhecimento da matemática por exemplo, também devemos perceber:  como está alimentação dos nossos alunos dentro e fora da escola?
Na escola em que trabalho, temos o prazer de contar com uma alimentação riquíssima, com o acompanhamento nutricional de uma nutricionista que além elaborar o cardápio com 04 refeições por dia (Fruta pela manhã, Almoço, Sobremesa e Jantar. Sendo que o almoço e jantar contem Arroz, um grão, uma carne, legumes e verduras, ainda tem o suco natural que acompanha), temos ainda a orientação á família feita pela mesma ou pela médica pediatra que acompanha os alunos de forma preventiva.
O projeto de saúde aborda ainda tratamentos de verme, ferro, vitaminas como zinco, ferro, vitaminas A e outras de acordo com a necessidade da criança, além de informações e investigações feitas na própria residência pela Assistente Social da escola. Infelizmente o que é uma utopia para muitas instituições, para nós da escola CEISA é um projeto real com alta eficiência, eficácia e efetividade
Segue ainda a revista digital da escola a qual contem mais informações á respeito:

Nenhum comentário:

Postar um comentário