terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vídeo-aula 14: A cartografia e a representação dos lugares


Disciplina: Educação Comunitária
Vídeo-aula 14: A cartografia e a representação dos lugares. Por: Sônia Castellar. Por: Sônia Castellar
Visualizado em 27/11/2012

        Aqui, eu que não sou muito “entendida” e nem “fã” de geografia aprendi que mapa é um texto que passa informação, é uma linguagem e ao se trabalhar com cartografia na escola, é possível oportunizar aos alunos ler algo que é da vivencia dela.
      É possível á partir da leitura cartográfica, fazer uma leitura do local e o que não está muito legal, isso tudo a partir da interpretação do mapa, que diz muito além do que a simples leitura das legendas, contidas nos mesmos.
      Através dos mapas podemos entender a relação entre filosofia, matemática e geografia. Ou seja, é possível fazer a leitura da sociedade á partir dos mapas.
      Através da cartografia também podemos perceber as concepções de Mundo: Igreja, Estado e ciência.
     O mapa gera então uma visão global e geral, pois reproduz uma escala de valores sociais e culturais.
    Quando pensamos na cidade no processo educativo, dentro do currículo, é possível trabalhar o mapa focando nos conteúdos matemáticos, históricos e geográficos, associados com saberes formais e informais.
     A cartografia, o trabalho com mapas, pode ser feito com estudos de inúmeras naturezas, e com diferentes objetivos, á partir de informações básicas e com infraestrutura básica na escola, como por exemplo com uma boa biblioteca e com um laboratório de informática funcionando.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário