terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vídeo-aula 15: Sexualidade na escola


Disciplina Saúde na Escola
Vídeo-aula 15: Sexualidade na escola. Por: Li Li Min
Visualizada em: 27/11/2012

A sexualidade é um tema pouco debatido na escola, ou por falta de preparo do professor, ou até mesmo por não encontrar a forma adequada para isso.
Para a médica pediatra e professora Marici Brás da FCM UNICAMP, existe uma grande dificuldade na discussão desse tema derivado dos preconceitos, dos tabus, gerando uma sensação de estar falando sozinho com os alunos sobre o tema. Porém é destacado a importância de trabalharmos esse tema, considerando inicialmente o grande número de gravidez na adolescência (de 10 á 19 anos), o que corresponde a uma média 21%. Outra questão abordada é o aborto, com uma média de 20% dos abortos ocorridos na adolescência.
É pontuado que a sexualidade existe desde o nascimento e está em diferentes zonas corporais, proporcionado gratificações de prazer em diferentes etapas:
·         Primeiros anos de vida: fase oral;
·         18 meses a 04 anos: fase anal;
·         3 a 5 anos: fase fálica ou genital infantil;
·         6 anos até a puberdade: fase de latência
·         A partir da adolescência: fase genital adulta.

Existe uma grande diferença entre adolescência e puberdade:
·         Adolescência: entre a infância e a fase adulta, processo amplo de desenvolvimento, biológico, psicológico e social do individuo.
·         Puberdade: fenômeno biológico corporal, decorrente de ações hormonais do eixo neuro hipotalâmico é universal e tem limites bem estabelecidos.

Na adolescência o individuo sofrerá 03 lutos:
1º- Luto pela perda do corpo infantil;
2º- Luto pela perda dos pais da infância;
3º- Luto pela perda da identidade e do papel sócio-familiar-infantil.

A adolescência pode ser separada em 03 fases:
1º Fase- Inicio: Para meninas entre 11- 13 anos/ Meninos entre 12 - 14 anos;
Transformações físicas e fisiológicas (Sexuais)
Questão central (Normalidade)
- Imagem corporal;
- Diferenças sexuais;
- Redefinição dos modelos de relacionamento (grupo de sexo oposto, melhor amigo do      mesmo sexo)

2º Fase- Meio da adolescência: Meninas entre 13 á 16 anos/ Meninos entre 14 á 17 anos.
- Marcada pelas ultimas transformações físicas;
- Assimilação harmoniosa do papel pessoal, familiar e social: conquista de um ligar, novo papel enquanto sujeito.
- Conflito entre desejo de independência e a necessidade da dependência da família.

3º Fase- Fim da Adolescência: dos 17 aos 21 anos ou mais
Ocorre após a consolidação da ultima etapa do desenvolvimento físico;
-Identidade Sexual;
-Relacionamento intimo;
- Identidade de adulto;
- Independência maternal.

Na adolescência, temos várias práticas sexuais:
·         Masturbação (nos meninos ocorre 3 vezes mais): A masturbação não é uma ação patológica. Deve despertar preocupação quando:
Incapacidade de se masturbar (angústia de relacionar a sexualidade a nova imagem corporal- neurose)
Compulsão a se masturbar (sentimento de ser pressionado pelas exigências do seu próprio corpo- ódio)

·         Ficar: é uma experiência de estar com o outro, trocar carícias, intimidades, descobertas e sensações sobre o corpo e si mesmo. Beijos, abraços, pode chegar eventualmente á relação sexual. Os limites são determinados pelo casal;

·         Namorar: fidelidade de relacionamento. Os meninos tem mais medo de ser traido por isso preferem o "ficar" que não prevê continuidade, compromisso e responsabilidade e já as meninas preferem o namorar;

Outro assunto também debatido bastante na adolescencia é a virgindade que na cultura brasileira possui diferença de concepção sobre a mesma para os sexos, afinal se considera que quando mais cedo os meninos perderem a virgindade é melhor e ainda sendo motivados a ter uma frequência, oposto ás meninas. 

 Iniciação sexual pode ser considerada como um rito de passagem entre infância, adolescência e juventude. Média de idade masculina é 13,9 anos e no sexo feminino 15,1 anos. Exercício da sexualidade se faz em um meio delimitado por preconceitos e rituais.

·         Homossexualismo/ Diversidade Sexual: deixou de ser considerado um transtorno mental desde 1973, e para se discutir esse tema é necessário uma reformulação sobre os conceitos de feminino e masculino e também sobre os preconceitos que estão associados ao tema.
É comum durante adolescência os jovens terem uma incerteza com relação a sua identidade sexual e isso faz que busquem um apoio nos amigos do mesmo sexo, essa confusão é gerada pelo medo e angustia de se confrontar com o sexo oposto (desconhecido), aqui, a compania de pares é fundamental para a segurança e permite a apropriação das caracteristicas so seu próprio sexo;

·         Relação sexual forçada: Não limita-se ao ato sexual e é mais abrangente que a violência sexual. Pode ser prolongada quando ocorre na própria família  e se tem inicio em menor idade. A incidência é 15% das meninas, feitas por amigos ou homem da família e meninos 2% e na maioria das vezes por meninas (não por adulto).

A discussão da sexualidade na escola é fundamental para passagem da adolescência para a vida adulta de uma forma saudável, através de informações e de prevenções.

Como abrir um espaço para discutir sexualidade na sua escola? Essa é a indagação de que Li Li Min faz no encerramento da aula.
No caso específico da escola que trabalho que é de educação infantil a mesma é trabalhado de 02 maneiras com as crianças através de diálogos, mediante situações apresentadas, contação de história e trabalho pedagógico de caráter informativo e junto aos pais através de palestras e/ou atendimentos individuais com a equipe interdisciplinar. Mas de qualquer maneira considero esse ainda um dos temas mais delicados da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário