domingo, 11 de novembro de 2012

Vídeo-aula 10: Democracia e Educação em Direitos Humanos.


Disciplina: Educação Comunitária
Vídeo-aula 10: Democracia e Educação em Direitos Humanos. Por Ana Maria Klien
Visualizado em 06/11/2012


Imagem retirada de : http://comunicacaochapabranca.com.br/?p=6231
      A Democracia é associada ao modo de vida e na escola a trata-se de viver democraticamente e não do domínio de conceitos.

“Temos de ver que a democracia significa a crença de que deve
prevalecer a cultura humanística; devemos ser francos e claros em nosso
reconhecimento de que a proposição é uma proposição moral, como
qualquer idéia referente a dever ser... A democracia se expressa nas
atividades dos seres humanos e se mede pelas conseqüências
produzidas em suas vidas”. (Dewey, 1970 :212-213).

      Quando somos educados dentro de um ambiente democrático a forma de nos relacionar com os outros vai se aproximar mais facilmente de uma relação democrática.
      Como os diversos integrantes da comunidade escolar se relacionam?
 * “Por ser um modo de vida, a democracia é uma expressão ética, exigindo uma formação que enfatize a personalidade (individualidade) e a cooperação (responsabilidade pelo bem social);
* “Para atender a esta necessidade formativa a escola deve preparar o indivíduo para que ele pense e dirija por si com responsabilidade e compromisso, num ambiente promotor dos DH.”.

      O discurso não pode ser contrário á prática, ou seja, é preciso um preparo do próprio ambiente, não dá para se falar de democracia enquanto tivermos um profissional autoritário ou até mesmo em uma escola que nega os direitos dos alunos, da família e dos professores. É preciso ainda valorizar o papel ativo de toda a comunidade escolar.

      Para se educar para a democracia e Direitos Humanos, é necessário que todos conheçam os mecanismos e instrumentos democráticos e quais são os Direitos Humanos. E ainda considerar o ambiente onde os direitos sejam de fato vivenciados, ou seja, educar "na" e educar "para" a democracia e os direitos humanos.
      É necessário muita coerência na ação diária, não conseguimos trabalhar DH e democracia apenas em caráter “conteúdista” é necessário viver essa educação.


      A educação é a via única para prevenção da violação dos direitos humanos. Assim a EDH visa transformar o Brasil legal, no Brasil legal.

A EDH pode/deve ser trabalhada em 05 dimensões:
1º- Apreensão de conhecimentos dos Diretos humanos;
2º- Afirmação de Valores: Atitudes e práticas que expressem esses direitos, ou seja, o exercício;
3º- Formação de uma consciência cidadã, saber como busco e/ou revindico algo;
4º Desenvolvimento de processos metodológicos: criação mecanismos que busquem á real participação dos alunos;
5º Fortalecimento de práticas individuais e sociais: não basta ter conhecimentos e ou valores, mas sim vivenciar a cidadania ativa.

A EDH pode/ deve ser promovido á partir de 03 campos:
1º Epistemológico: conhecimentos e habilidades- conhecer os DH e os mecanismos existentes para a sua proteção assim como desenvolver habilidades para aplica-lo no dia-a-dia;
2º Axiológico: valores, atitudes e comportamentos que sustentem os DH;
3º Práxis: desencadear ações para a promoção a defesa dos DH.

     Esses três campos devem estar interligados para que realmente possam garantir uma vida focada na ação e na manutenção destes.

       A EDH, dentro escola visa a formação de sujeitos
     Segundo o Instituto Interamericano de Direitos Humanos existem três diferentes níveis para se trabalhar Maxiconteúdos: Constituem grandes categorias de componentes que integram os campos da EDH epistemológico, axiológico e práxis;
2º Intermediários: adentra-se nos conhecimentos específicos que são construídos pelas disciplinas que abordam os temas relativos a EDH;
3º Miniconteúdosos conteúdos DH:
: mais próximo da realidade do aluno, relacionando os conteúdos a vida e realidade de cada estudante.

Para inserção currículos dos DH, podemos usar as seguintes dimensões didáticas- pedagógica:
* Pluridisciplinaridade: estudam um objeto de uma disciplina pelo ângulo de várias outras ao mesmo tempo;
* Transdiciplinaridade: referente ao conhecimento próprio da disciplina, mas está para além dela, tanto no espaço quanto no tempo. Unidade do conhecimento- parte e o todo;
* Interdisciplinaridade: integração das diferentes áreas do conhecimento
                                             
Imagem retirada de:
http://comunicacaochapabranca.com.br/wp-content/uploads/2009/05/democracia-2.jpg

Somente a criação de mecanismos democráticos e que garantam a efetivação dos direitos humanos, realmente gerará um Mundo com paz afinal " A paz sem voz, não é paz é medo!"

Minha Alma (A Paz Que Eu Nao Quero)

O Rappa

A minha alma tá armada e apontada
Para cara do sossego!
(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem voz, paz sem voz
Não é paz, é medo!
(Medo! Medo! Medo! Medo!)
As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
"Qual a paz que eu não quero conservar
Pra tentar ser feliz ?" 2x
A minha alma tá armada e apontada
Para a cara do sossego!
(Sêgo! Sêgo! Sêgo! Sêgo!)
Pois paz sem,paz sem voz,
Não é paz é medo
(Medo! Medo! Medo! Medo!)
As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
''Qual a paz que eu não quero conservar
Pra tentar ser feliz ?'' 2x
As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo,
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo (domingo!)
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido,
É pela paz que eu não quero seguir admitindo.
As vezes eu falo com a vida,
As vezes é ela quem diz:
‘’Qual a paz que eu não quero conservar
Pra tentar ser feliz ?’’ 2x
As grades do condomínio
São prá trazer proteção
Mas também trazem a dúvida
Se é você que tá nessa prisão
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo,
Mas não me deixe sentar na poltrona
No dia de domingo (domingo!)
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido,
É pela paz que eu não quero seguir admitindo. 2x
Me abrace e me dê um beijo,
Faça um filho comigo,
Mas não me deixa sentar na poltrona
No dia de domingo! (domingo!)
Procurando novas drogas de aluguel
Neste vídeo coagido,
É pela paz que eu não quero seguir admitido. 2x
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir
É pela paz que eu não quero seguir admitido. 2x


Nenhum comentário:

Postar um comentário