sábado, 10 de novembro de 2012

Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar.

Disciplina: Educação Comunitária 
Vídeo-aula 5: Protagonismo juvenil e participação escolar. Por: Ulisses Araújo. 
Visualizado em: 10/11/2012. 

      Essa aula trata da importância do aluno ter o papel ativo na aprendizagem, rompendo com papel do professor como detentor do conhecimento e com o papel limitado ao "ensinar", enquanto disciplina. Como diz a citação abaixo, apresentada nesta: 

 “A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que permitam aos jovens participar da vida social de forma maios critica, dinâmica e autônoma." 

      Mas como garantir isso? Algumas formas são apresentadas: 
* Metodologias ativas de aprendizagens, baseado no autor americano John Dewey, que tem muita relação com o construtivismo Piaget, Vygotsky e até mesmo Paulo Freire, que defendem a ação ativa do sujeito no processo de aprendizagem; 
* "Estratégias pedagógicas que apresenta aos estudantes situações significativas e contextualizadas no mundo real". Ou seja, a aprendizagem baseada em problemas, na problematização de ações reais da vivência dos alunos; 

      Pesquisas mostram que essa forma de aprendizagem, tornam os alunos mais éticos e com ações morais mais evidentes em comparação com alunos de uma mesma escola, ou de um mesmo bairro, mas que não vivenciam essa educação na qual o aluno é o principal protagonista. 
      Como prover a participação? * Assembleias escolares;
 * Grêmios Estudantis; * Estratégias de resolução e mediação de conflitos (Que pode utilizar o professor ou até mesmo os alunos nessa mediação); 
* Estratégias de aproximação entre escola, família e comunidade, buscando até mesmo a participação nos alunos nessa organização. 

      Um exemplo muito legal desse tipo de trabalho é o Projeto chamado “Extrapos”, realizado no Bom Retiro, São Paulo, que tem como objetivo o reaproveitamento de retalhos que eram descartados de forma inadequada para gerar renda a comunidade. 
http://www.youtube.com/watch?v=skCpHk29ECg

      Em minha opinião ou a escola se abre para as necessidades reais dos alunos e da comunidade, ou eles encontrarão outras formas de encontra-la, e usarei aqui um vídeo de Tião Rocha, o qual vem na mesma na direção do penso e sinto, afinal educação não é nem deve ser um produto único da escola: 
Parte 01 
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1_DjUOMCUoQ

Parte 02
http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=xQyW0GNn_T8&NR=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário