terça-feira, 27 de novembro de 2012

Vídeo-aula 13: Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia.



Disciplina: Educação Comunitária
Vídeo-aula 13: Educação Geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia. Por: Sônia Castellar
Visualizado em 27/11/2012

        Nesta vídeo aula fomos convidados a refletir,  como o professor pode promover á seus alunos estudar a cidade, ou seja, sua história, formação, construções, através de um ensino integrado, que vá além dos muros da escola.
        O estudo do Bairro, nesta perspectiva se torna extremamente importante, na intenção de propiciar o sentimento pertencimento, gerado á partir da reflexão critica, ou até mesmo da intervenção neste, incluindo o mesmo no currículo escolar e compreendendo a sua diversidade cultural, ou seja, o lugar, a comunidade e a característica da população.


        A relação do aluno com o local oportuniza a cidadania, a ideia de pertencimento, o conhecimento de suas raízes históricas, o entendimento do porque a família foi para aquele lugar, como se estabelece as relações de vizinhança, enfim, a organização do território, aproximando assim da dimensão econômica social e cultural da realidade do publico dessa escola.
     

Cidade Educadora: fazer da cidade um objeto de educação geográfica, significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e informal. Uma forma de entender como aquele espaço foi produzido, através de uma rede de relações. Superação da superficialidade dos conteúdos disciplinares, fazendo sentido para os alunos os conteúdos, podendo assim articular os saberes.

        Para se trabalhar nesta perspectiva é necessário romper com a concepção das aulas organizadas, as aulas devem ser planejadas e ofertadas fora da escola, que superando os limites do muro da escola, para outros espaços, com outros referenciais, proporcionando um novo capital intelectual.
      A organização de conteúdos vai gerar outros olhares para a cidade, oportunizando a transmissão e a compreensão de conteúdos específicos de uma forma e uma dimensão mais significativa, além da ocupação dos espaços públicos, proporcionando a quebra da ansiedade e do medo das crianças ao frequentar e/ou visitar os espaços da cidade, ou seja, o trabalho de inclusão e a decodificação da cidade.
As discussões com ênfase nesta proposta podem seguir á partir de várias indagações, como por exemplo:

·         Como vivem as pessoas?
·         Como funcionam a cidades?
·         As redes de circulação.
·         Qualidade de vida.
·         Elaboração do Plano Diretor.
·         Análise Ambiental.
Trabalhando assim, podemos então redimensionar o papel da escola e gerar um projeto de educação integrado e significativo para os alunos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário