domingo, 11 de novembro de 2012

Vídeo-aula 6: Educação comunitária e questões de gênero na escola


Disciplina: Educação Comunitária
Vídeo-aula 6: Educação comunitária e questões de gênero na escola. Por: Valéria Arantes.
Visualizada em: 10/11/2012


Essa vídeo aula teve como objetivo mostrar á partir de um projeto de investigação e intervenção, em uma escola de periferia da cidade de São Paulo, o trabalho com a superação dos problemas focado na questão de gênero, á partir dos princípios de ética e cidadania.
O Projeto foi realizado á partir de toda organização na elaboração de projetos, citada em aulas anteriores (14,17  e 25 do módulo I).
Segundo relato da professora Valéria, os próprios educadores ignoravam os conflitos da questão de gênero contida na comunidade e na escola e então buscaram pesquisar esses problemas junto aos alunos, tal como as estratégias para enfrentamento e após analise desse levantamento foi feita uma avaliação das mesmas e levado á direção da escola, afim de que essas "problemáticas" fossem trabalhadas dentro do currículo escolar daquela escola.

Foram constados como principais conflitos de gênero:
* Conflitos amorosos;
* Traição (Sem ênfase na violência);
* Separação (Sem ênfase na violência) ;
* Violência contra o homem (a mulher como agressora);
* Violência contra o casal (ambos de agrediram);
* Violência contra a mulher (o homem como agressor).

As sugestões quanto às formas de resolução para os conflitos destacados por eles foram:
* Categoria Não Moral: não tem princípios morais envolvidos;
* Categoria Mágica: conflito que envolve a morte e que para eles está na mão de Deus e que transcende o envolvimento das pessoas;
* Categoria Moral.

Alguns projetos interdisciplinares e transversais foram incorporados após a realização desta pesquisa, envolvendo a questão de gênero que até então era ignorada.

Foram apresentados com os principais dados do reflexo da pesquisa:

*Anteriormente á pesquisa 67% das mulheres apresentavam "resoluções mágicas" para seus conflitos, ou seja, tudo estava "nas mãos de Deus". Posteriormente a pesquisa o percentual caiu 8% das mulheres tiveram essa resposta.
*No caso dos homens 38% dos homens falavam da "resolução mágica" e após a pesquisa esse percentual caiu para 19%.
*Anteriormente á pesquisa apenas 27% das mulheres buscaram a intervenção "moral" e após a pesquisa esse percentual subiu para 89%. E os homem de 50% foram para 65%.

Essa pesquisa nos mostra que é necessário e possível intervir nestas problemáticas da questão de gênero que infelizmente é naturalizada pela nossa sociedade e que os homens e mulheres devem e podem ser tratados como iguais, porém diferentes e que a escola tem o dever de intervir nessas questões.
Para ampliar ainda mais a visão sobre o cenário atual, indico a visualização deste site: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/pt/noticias/go/onu-mulheres--igualdade-de-genero-ainda-e-um-projecto-em-construcao , o qual retirei inclusive a imagem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário