domingo, 21 de outubro de 2012

Vídeo 26- Aula: Estratégia de Projetos e Educação em Valores.


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 26- Aula: Estratégia de Projetos e Educação em Valores. Por: Ricardo Pataro
Visualizada em: 21/10/2012

            Dando continuidade á aula anterior, foi utilizado como base o exemplo do projeto “Trabalho Infantil e Educação no Brasil", desenvolvido com crianças de 10 á 11 anos do ensino Fundamental e que teve como base o artigo 26, que prevê o direito ao estudo.
            A ênfase foi dada em duas questões:
1- O que governo pode fazer para ajudar as crianças a estudarem?
2- Porque existe exploração infantil?

            Dentro do planejamento pedagógico de aproximação do tema o professor inseriu vários recursos dentre eles um vídeo que falava sobre "Renda Per Capita" e logo foi indagado sobre o significado e assim o professor precisou se planejar uma aula para corresponder a essa necessidade de conhecimento, com conteúdos matemáticos, utilizando a renda de suas próprias famílias.
            Diante deste conhecimento as crianças passaram a realmente compreender a diferença de suas rendas e sua condição econômica e social que de uma grande maioria que vive na linha da pobreza.
            Outra estratégia utilizada no projeto foi a criação de uma narrativa entre uma criança que trabalha e seu patrão, o qual oportunizou aos alunos além da reflexão e/ou conscientização critica do tema em aspectos sociais e políticos, utilizar também os conteúdos aprendidos na disciplina de português. Além da busca de tornarem-se um sujeito propositivo e interventivo na referida situação.
            Ainda como atividade do projeto existiu a troca de cartas entre as escolas (particular e pública) e posteriormente decidiram comprar jogos para a outra escola, uma vez que perceberam a diferença econômica existente entre ambas e isso oportunizou mais uma vez a utilização de conteúdos matemáticos, através de pesquisas de preços, somas, divisão dos valores entre os alunos.
            Para se fazer a entrega dos presentes, foi utilizado conhecimentos de geografia, uma vez que eles fizeram mapas para conhecer o trajeto á ser percorrido.
Voltando da escola um novo "imprevisto", os alunos quiseram escrever poesias para os seus "novos amigos”.

            Algo muito importante neste projeto, foi que durante o desenvolvimento do projeto existiu uma mudança de pergunta de: O que o governo pode fazer (...) para:
"O que eu posso fazer para ajudar as crianças estudarem?"
            A meu ver este é um aspecto central, uma vez que nos tornamos realmente sujeitos dos processos, percebendo quem somos, onde estamos, para onde queremos ir!
Impossível não relacionar essa vídeo aula com todas as outras de Educação e Valores. Uma disciplina enfatizou o lado do fazer e outra do porque fazer!
Percebendo a importância da interdisciplinaridade, da transversalidade (como forma de se trabalhar valores) e da rede como estratégia e meta á ser ampliada, me recordei de um texto que recebi por e-mail:

“A inteligência sem amor ( autor desconhecido)
A inteligência sem amor, te faz perverso
A justiça sem amor, te faz implacável
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita
O êxito sem amor, te faz arrogante
A riqueza sem amor, te faz avaro
A docilidade sem amor te faz servil
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso
A beleza sem amor, te faz ridículo
A autoridade sem amor, te faz tirano
O trabalho sem amor, te faz escravo
A simplicidade sem amor, te deprecia
A oração sem amor, te faz introvertido
A lei sem amor, te escraviza
A política sem amor, te deixa egoísta
A fé sem amor te deixa fanático
A cruz sem amor se converte em tortura
A vida sem amor…não tem sentido”

E a educação sem trabalharmos valores com os alunos? Nos torna o que? E favorece que os tornaem (alunos) o que?

Nenhum comentário:

Postar um comentário