sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 19- Aula: Podem ética e cidadania serem ensinadas?


Disciplina Educação e Valores.
Vídeo 19- Aula: Podem ética e cidadania serem ensinadas? . Por: José Sérgio Carvalho.
Visualizada em: 10/10/2012
                                                                                        
            Aqui o filósofo José Sérgio nos leva a refletir se ética e cidadania são temas atuais postos para a escola e para embasar essa temática o mesmo utiliza citações de Aristóteles feitas há 2500 anos, no qual  Aristóteles destaca o termo “virtuoso”, considerando aqui três aspectos:
1-    Natureza: caráter nato do indivíduo;
2-    Hábito: algo que o individuo tende á fazer sempre;
3-    Razão: capacidade de pensar, argumentar e decidir.
            Um exemplo claro destes aspectos é que a natureza nos dá um sistema digestivo, porém somos nós que decidimos á partir dos nossos hábitos que não vamos comer carne de cachorro, mas sim de vaca, ou até mesmo sermos vegetarianos.
            Para Aristóteles uma sociedade democrática gerava uma pessoa democrática e essa pessoa democrática aperfeiçoava uma sociedade democrática.
            Durante a leitura de vários trechos de Aristóteles se faz notório de que a ética e a cidadania sempre foram temas de relevância, impulsionados por Sócrates e Aristóteles, a reflexão quebrava o antigo “tabu” de que a virtude era algo ensinado ou partia da escolha dos deuses.
            Platão também defendia a visão de que ética não se tratava de uma disciplina especializada, mas sim de práticas sociais “herdadas” de todo entorno ao qual o sujeito está inserido.
            Assim trazendo todos esses conceitos para os dias atuais, nota-se que ética é algo que conta com a escola, mas que não se esgota nela, porém todos aqueles que estão dentro desse ambiente, desde serventes, cozinheiros, professores, diretores, etc. são sujeitos que á partir de sua prática influencia e são influenciados no exercício ético.
Disciplina Educação e Valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário