quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vídeo 09- Aula Ciência e Educação


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 09- Aula Ciência e Educação. Por Ulisses Carlos Menezes.
Visualizado em 02/10/2012

            O objetivo deste vídeo aula é olhar a ciência de forma geral em nossa vida e na escola.
            Vimos que a ideia de Conteúdo escolar normalmente é associada com discurso do professor, e isso é muito insuficiente e currículo de tópicos também não é lista de tópicos de discurso do professor e sim é percurso formativo do aluno.
            A ciência é conjunto destes conteúdos e pode ser vista, como:
1- A ciência como uma linguagem, uma aprendizagem linguar e o domínio desta linguagem. (Científica, Matemática, Geológicos, Químicos, Físicos, etc). Exemplo: Interpretação de um jornal. Informação de um alimento.
2- A ciência como instrumental prático, a compreensão da ciência gerando a percepção da viabilidade de um gosto, por exemplo, aplicando os conhecimentos de quimica, fisica, matemática de saúde. EX: Analisar tomar um banho longo e quente refletindo sobre os custos financeiros, na saúde, no meio ambiente, etc.

            A ciência tem haver com o conhecimento dos elementos que nos cercam, como por exemplo que a  luz do sol chega em 08 minutos da lua em 01 segundo.

"A ciência é domínio da dúvida, da dúvida permanente e não de todos os saberes. Ciência não é sinônimo de verdade, mas de buscas de verdades, sempre transitórias, sempre para serem superadas."

            Como desenvolver a ciência?
            Á partir da investigação com utilização da observação, da pesquisa, da discussão. E a escola neste sentido pode utilizar diversos aspectos e situações para proporcionar essas experiências, que desenvolvam as linguagens, que corresponda a um instrumental prático (a capacidade de fazer uma forma melhor com a utilização da ciência) e que corresponda uma visão de homem Mundo em termo de em termos de diálogo, participação e projeto.
            Isso não é fácil, porém se torna muito mais proveitoso que esperar que uma criança aprensa ciência ouvindo o discurso do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário