sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Vídeo 14- Aula: Projetos


Disciplina: Temas Transversais.
Vídeo 14- Aula: Projetos. Por: Nilson Machado.
Visualizada em: 12/10/2012

            A ideia de projeto está diretamente associada à ação. O modo de fazer humano. Fazer responsável. Responsabilidade: Dar uma resposta àquela provocação de forma consciente.
                        "Animal e equipamento: reage não age."
            Para fazer alguma coisa é necessário analisar as consequências.
Projeto significa um jato para frente.
            Projeto: Metas, objetivos, que estão lá na frente e para isso temos uma ação para isso se realizar. Pressupõem riscos. Algo condenado ao sucesso não é projeto e algo condenado ao fracasso também não é projeto. Não é possível a coação, ou seja, não é possível alguém ter projeto pelo outro, eu projeto, para eu realizar.
            Existem projetos pessoais e projetos sociais, nos projetos sociais eu não realizo um projeto sozinho, mas sim o grupo que o idealizou.
            Para a escola os projetos são importantes, uma vez que são vistos como um rio, ou seja, um movimento, onde a cabeceira desse rio seriam os sonhos, as ilusões, as utopias, as esperanças.
            Ilusão: significa querer jogar um jogo.  A escola possui muitos alunos desiludidos, e quem não tem ilusão não projeta. "A gente não vive de ilusão, mas também não vivemos sem ilusão."
            Assim a ilusão, os sonhos, as utopias, são alimentos para os projetos (Cabeceira). E partir dai se por o pé no chão e criar uma organização para operacionalização destes projetos, ou seja, a foz do projeto.
            Projeto está diretamente ligado com a ideia de valor. As discussões educacionais neste sentido deverão estar ligadas á: Quais a  metas temos?
            E assim existirá aquilo que se deve ser conservado, alimentado e o que se deve ser transformado, a partir das metas que se vale e as que não se vale. Assim percebemos aqui a importância da consideração da Conservação e da Transformação.
            O ideal de projetos é o seu desenvolvimento estar fundamentado na transdiciplinariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário