sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 22- Aula: Prática de projetos e transversalidade em sala de aula: Questões de Gênero no cotidiano escolar.


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 22- Aula: Prática de projetos e transversalidade em sala de aula: Questões de Gênero no cotidiano escolar. Por: Briggite Ursula Stach Haertel

            O documento que embasa essa discussão, são os "Parâmetros Curriculares Nacionais- Apresentação dos Temas Transversais- MEC" 02 Capitulo: Temas Tranversais e Ensino e Aprendizagem de questões Socias e Ensino e aprendizagem de valores e atitudes."

            Aqui o pressuposto é a oportunidade de fazermos uma reflexão nos valores culturais presentes na nossa sociedade, relativas a formação moral do sujeitos, no qual refletimos em nosso Projeto Político Pedagógico.
            Alguns eixos propostos para a discussão são: Ética. Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais (Mais específicos á realidade que trabalhamos).
            Uma forma de se trabalhar os temas Transversais, são através de projetos, através da definição de um tema transversal definido pelo grupo pedagógico, por meio de uma decisão coletiva, com a adesão voluntária é desenvolvida de acordo com a segurança e compromisso de cada educador com aquele projeto.
            A questão de gênero pode ser abordada em 03 dos temas transversais abordados pelo PCNs á partir de: Ética, Orientação Sexual e Diversidade Cultural. As opções teóricas acompanham esse trabalho, no caso de gênero o Construtivismo Social e a Socialização Cultural.

Esclarecimentos:
            Sexo: determinação biológica;
            Sexualidade: Significado Atribuído á condição definida geneticamente;
            Representação de gênero: representações socialmente construídas.

Reflexões:
Somos muito sexistas, separando os meninos e meninas. Porque fazemos assim? Porque somos educados assim?!
            “Não estamos acostumados a inverter a ordem posta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário