quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Vídeo 10- Aula: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação.


Vídeo 10- Aula: Interdisciplinaridade e transversalidade na educação.
Visualizada em: 02/10/2012

“A gente vem pra escola pra aprender a ler o mundo. Começa lendo um texto, mas ler, compreender... mas é ler compreender o mundo." (Prof. Nilson José Machado).

            A partir de da experiência de um projeto interdisciplinar, a vídeo nos oportunizou a reflexão de que:
            O conhecimento cientifico, oportuniza a compreensão do universo ao qual se está inserido. Ex: uma pesquisa de um rio (Ribeirão Aiumas) que está localizado do lado da escola, utilizando a interdisciplinaridade e a transdiciplinaridade. Vários alunos relatando a experiência que tiveram com a inundação.
            Ciência está no sentido prático quando busca alternativas para os resíduos químicos jogados no rio;
            Para os alunos as aulas se tornam mais dinâmicas e interligadas, facilitando o aprendizado e a utilização dos mesmos no dia a dia. Afinal "O mundo não é disciplinar” (Prof. Nilson José Machado)
            A importância da interligação das disciplinas.  Nesta situação: Química, Geografia e Lingua portuguesa.

            A disciplinarização ocorreu com base no conhecimento científico do filósofo Rene Descartes, que escreveu em 1.616 o livro "Discurso do Método", conhecido como um dos primeiros formuladores desta maneira de pensar.
            Segundo Pablo Rubem (Professor de Filosofia da USP) que salienta que para Decartes sua busca estava fundada na unidade de conhecimento e do saber, encontrada no método. O processo formação de especialidades e profissionalização é o processo social pelo qual modernidade incorporou a ciência como uma atividade fundamental da organização social.
Método Científico vem de Descartes, esse método é racional vêm da análise e da síntese. 04 Regras: Analiso o fenômeno complexo, divido em partes, analiso suas partes mais simples e o reconstituo a complexidade por ordem do simples para o mais complexo. São processos simples e amargamente vistos na modernidade.
            Edgar Morin se contrapõe a Descartes uma vez que esse processo reduz o complexo em simples, mutilando o conhecimento. É importante para o conhecimento diferenciar e associar

Questão Pessoal: Se a educação é para a vida, ou seja, a vida no Mundo e o Mundo não é disciplinar. Porque os currículos são organizados por disciplinas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário