sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 18- Aula: Educação Integral.


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 18- Aula: Educação Integral. 
Visualizado em: 12/10/2012

            O vídeo traz um exemplo prático de São José dos Campos: Interior de SP, com 630.000 habitantes, a sexta cidade mais rica do estado, vigésima primeira economia do Brasil, maior polo aero espacial da América Latina. A rede municipal possuí 43 escolas, 07 com educação Integral.
            Dentre as escolas com ensino integral, encontra-se a “Escola Jacira Vieira Baiacho” (Desde 2008) oferece 02 modalidades, regular e a integral ou como chamada de jornada ampliada. Tem 866 alunos e 45% estão no ensino integral.
            A preocupação desta escola é oferecer uma formação que vá além do aspecto cognitivo e intelectualizado.
A rotina desta escola é organizado da seguinte maneira:
Período Oposto ao Ensino Regular
Momentos das 09h ás 12h30:
* Acolhida: trocas;
* Café;
* Momento de Estudo: tarefas trazidas do Ensino Regular;
* 1h30 de Ateliê: Oficinas, 01 por dia (05 por Semestre);
* Almoço (20 minutos);
* Descanso;
* Inicio do aluno regular.

            No Ateliê/ Oficinas, o professor tem que gestar um planejamento coletivo, feito á  partir da vontade dos alunos. Mudança do foco pedagógica "Sai do eu e vai para o nós".
            Diante dos relatos é possível perceber a existência de reflexos no comportamento e no aspecto corporal dos alunos. Os alunos se tornam mais ativos, saem da passividade e isso traz um novo movimento a postura do professor e do conhecimento.
             Como profissional da educação infantil, no ensino integral um ponto que penso muito como assistente social é que cada vez mais nossas crianças se encontram institucionalizadas e distantes da efetivação de seu direito de convivência familiar e comunitária. É preciso olhar para esse direito com o mesmo cuidado que temos com o direito a educação, pois por melhor que seja uma escola um projeto sócio educativo e do seio da família que se legitima o sentimento de pertencimento de uma criança e/ou adolescente.  Sou super favorável a educação integral sim, mas analisada sempre com muito cuidado e foco no desenvolvimento do aluno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário