sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 17- Aula: Pedagogia de Projetos.


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 17- Aula: Pedagogia de Projetos.Por: Ulisses Araujo
Visualizado: 12/10/2012

"Um trabalho com estratégia de projetos, leva em consideração a participação dos alunos."

"Projeto consistente, um projeto competente, é um projeto que abre a possibilidade do aluno se desenvolver nessa dimensão. "(Ulisses de Araujo)

         Projeto: Segundo o dicionário "ideia que se forma de executar ou realizar algo no futuro. Plano, desígnio.”.
            A estratégia de projetos em educação tem um ponto de partida e o professor é um estrategista, que trabalha á partir das coletas que os próprios alunos trazem.
        Está centrada em 02 conceitos importantes na educação: a Interdisciplinaridade e Transversalidade.
            Interdisciplinaridade: romper com a fragmentação da disciplina;
            Transversalidade: a percepção de que existem fenômenos que ultrapassam a questão da disciplinaridade. Tem uma preocupação de natureza ética e política.

            Para Nilson José Machado: Interdisciplinariedade surgiu para que as disciplinas não mudassem os seus objetos, mas que houvesse relações mais fortes entre as disciplinas. A realidade não é disciplinar. A escola é disciplinar. A reação na organização curricular, na fragmentação disciplinar foi a busca da transversalidade. A busca de temas que passassem transversalmente por todas as disciplinas.
            O trabalho com projetos pode ser feito á partir da criação de redes relacionando com os temas e diversas disciplinas. E a partir de seu desenvolvimento vão sendo desenvolvidas relações que você não havia pensado anteriormente, mas que vão sendo criadas no decorrer do projeto.
            A Interdisciplinariedade é diferente da Multidisciplinaridade, pois a multidiscipliridade não existe um diálogo, cada um aborda seu aspecto disciplinar e não tem a troca, já na Interdisplinaridade isso acontece o diálogo e troca. Dando ênfase no conceito ético político e social, que leve o aluno a compreender, visando a transformação do Mundo.

            Exemplo mostrado por essa vídeo aula foi um trabalho realizado sobre a Escravidão no Brasil, criando até mesmo um fórum para existência de um diálogo entre os alunos, na defesa dos africanos e portugueses, sendo destacada pelos alunos a dificuldade de falta de argumentos para debater a defesa dos portugueses. Este tipo de trabalho envolveu as disciplinas: Português, História, Matemática e Geografia.
            “Você tem uma noção geral e aplica em cada disciplinas.” 
E nesta  linha também, em agosto deste ano (2012) tive o prazer de conhecer a escola "EMEF Amorim Lima",  da Zona Sul de São Paulo e sobre ela segue um vídeo de uma reportagem feita pela Rede Globo, para o Programa Ação , o qual explana o trabalho da mesma. O importante aqui é perceber que diferentemente das outras escolas que trabalham esta estratégia em alguns projetos, nesta escola essa forma de trabalho é eixo estruturador de toda escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário