sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 21- Aula Sentimentos e Afeto como Tema Transversal


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 21- Aula Sentimentos e Afeto como Tema Transversal. Por: Valéria Arantes
Visualizado em: 12/10/2012.

            Conceitos que legitimam o trabalho com temas transversais: Valores, Autoestima e Autoconhecimento.
*Valores, diz respeito a trocas afetivas que o sujeito realiza com os meios exteriores (Piaget). “Projeções positivas entre objetos, pessoas e/ou relações e si mesmo.”
            Não podemos confundir com valores morais. Ou seja, valor é aquilo que eu gosto e contra valor, aquilo que eu não gosto.

*Autoestima, processo de construção de imagem que o sujeito constrói sobre si mesmo. Fundamental para construção do processo de cidadania, no aspecto da busca social. Esse é um problema entre os jovens de hoje.

*Autoconhecimento: Um processo de autorrelação que o sujeito tem para conhecer a si mesmo, os próprios sentimentos, valores das próprias ideias, para se ter uma conduta coerente com aquilo que se acredita. A dimensão da sensibilidade para se conhecer a si mesmo.

            Como uma pessoa pode ser autônoma se ela não se conhece?

            Como incorporar os sentimentos e afetos no cotidiano das escolas com uma educação voltada para a cidadania, para a criação de valores?
            Uma alternativa seria tornar os sentimentos e afetos em objetos de ensino e aprendizagens.
Aprendendo a lidar com os próprios sentimentos e valores.
            É importante destacar que o trabalho com afetos e sentimentos também deve incluir a resoluções de conflitos, somente não é o ideal.
            A partir desses levantamentos, do cotidiano dos alunos (que é tido como ponto de partida e outras vezes o ponto de chegada) é possível se trabalhar valores inerentes, como por exemplo valores humanos.
            Os sentimentos e afetos não estão apenas no nível de relações interpessoais, mais também como objetos de ensino.

            Exemplo prático, uma professora do interior de São Paulo fez uma pesquisa sobre os sentimentos que as crianças tinham e depois desenhavam um corpo e colocavam os sentimentos deste corpo, problematizando a situação posteriormente.
            E a partir disso a professora foi realizando várias questões.
Outra atividade foi uma redação. Ex: Eu me sinto triste quando... Eu me sinto feliz quando... Eu me sinto envergonhada quando...
            No diálogo foi percebendo como os sentimentos são desencadeados em momentos diferentes e como as crianças têm valores diferentes. Ex: Uma criança que dizia que ficava preocupada quando faltava na escola e outro dizia que fica feliz. Outra atividade foi o desenho de uma situação de tristeza, a causa e posteriormente a resolução desses conflitos (04 formas). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário