sábado, 20 de outubro de 2012

Vídeo 24- Aula: Diversidade/ Pluralidade Cultural na escola


Disciplina Educação e Valores.
Vídeo 24- Aula: Diversidade/ Pluralidade Cultural na escola. Por: Daniele Howalisvski.
Visualizada em: 10/10/2012

            Esta aula foi iniciada com a retomada do surgimento da escola, uma instituição que era elitista que não tinha o principio de inclusão, resumindo a escola não era para todos.
            Com a transformação da escola, a qual passa a ser um espaço para todos, passamos a discutir alguns temas: diferença, diversidade, pluralidade e multiculturalismo, termos esses com diferenças de epistemologia.
            É notório que toda a dificuldade de convivência vivenciadas na atualidade está pautada na percepção do outro como fonte de todo o mal, sujeito esse marcado por uma cultura e visto como alguém a ser tolerado ou desprezado.
            Nesta linha de pensamento não buscamos a compreensão do outro e a aceitação, mas algo mais grosseiro e impositivo, vemos a diferença como se o outro fosse apenas a diferença. Na minha opinião isso é  muito evidente nosso relacionamento com pessoas com necessidades especiais, ou como chamada “ deficiência”, onde muitas vezes nos pegamos falando com o cuidador de um cego por exemplo como se ele fosse surdo, a pessoa passa a ser a deficiência em nossa percepção e não ter a deficiência e diversas outras competências e características.
            A retomada das legislações que embasam essa inclusão também é algo novo, o primeiro documento que trouxe à tona o tema da pluralidade foi a Constituição de 1988, determinando o ensino da história do Brasil. Posteriormente, em 1996 a Lei de Diretrizes e Base da Educação- LDB, veio pontuando a diferença com o foco da inclusão indígena. Já em 1998 os Parâmetros Curriculares Nacional defende a inclusão da  pluralidade cultural como um tema transversal à ser trabalhado nas escolas.
            Em 2003  lei 10.633 traz a educação o desafio de trabalhar a Educação da Cultura Afrodescendente e em 2008 a lei 11.645 faz a complementação com a cultura indígena.
            Em 2005 as Diretrizes Curriculares aborda a questão Étnico Racial em 2007 surge o Programa “ Ética e Cidadania” e em 2010 surge o “Estatuto da Igualdade Racial” .
            Diante de todo este embasamento legal nos é feito os seguintes questionamentos:
      Como a escola pode trabalhar a temática da pluralidade?
Todos os educadores estão preparados para lidar co todas as formas de diferenças?       É possível se ensinar sobre o outro sem torná-lo alguém exótico? Como educar nas diferenças?
      Como garantir as particularidades dos direitos na universidade dos direitos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário