domingo, 14 de abril de 2013

Vídeo-aula 27: A produção da identidade/diferença - a questão religiosa. Por: Roseli Fischman


Semana 07
Disciplina: Convivência Democrática
Vídeo-aula 27: A produção da identidade/diferença - a questão religiosa. Por: Roseli Fischman
Visualizado em: 14/04/2013

"A aula trata da relação entre singularidade e pluralidade na construção da identidade de cada ser humano, no entrelaçamento de memória e projeto, e o lugar da questão religiosa nessa construção. Apresenta o modo como a Constituição Federal de 1988 trata o tema da liberdade de consciência, de crença e de culto, bem como da separação entre Estado e religiões, ou seja, o princípio da laicidade do Estado, garantindo a diversidade religiosa no Brasil e protegendo contra a discriminação."

Vimos que a construção da identidade se dá á partir da Pluralidade e Singularidade, ou seja, uma questão plural e singular de cada ser humano.
O Presente, Passado e Futuro constrói identidade.

A singularidade de cada ser humano é feita á partir da pluralidade de cada um, da memória e projeto, considerando aqui memória não apenas a lembrança, mas a interpretação das vivências tidas.
A identidade se constrói dentro de cada ser humano á partir de suas memórias e projetos e volta a sociedade, neste sentido é muito importante o respeito e a tolerância a diferença.
No aspecto religioso, percebemos que a religião dos povos antigos compunha algo relacionado á própria cultura.
A religião vem por herança ou eleição e vai construindo nossa identidade e demarcando os nossos valores. Importante destacar que isso também tem haver com os Ateus (que não acreditam em Deus) ou com os Agnósticos (Que não tem uma opinião formada).
A Diversidade Religiosa está ligada a Alteridade, a ética, com relação do Eu e Outro.
Devemos considerar a existência da diferença e da a diversidade religiosa e não que exista (ou deva existir) uma desigualdade religiosa, ou seja, existindo a diferença como eu lido com isso (?).
Com relação á Religião e Cidadania, temos que considerar que o Estado é Laico, ou seja, existe a separação entre o Estado e as Religiões, não podemos aceitar que á partir de uma religião passemos a considerar que temos mais ou menos direitos que outros, isso é inclusive garantido pelo artigo 5º da Constituição Federativa do Brasil, que determina o direito a “Liberdade de Consciência e Crença”.
E ainda no Artigo 19º, temos também a separação entre Estado e Religião, como  o rompimento com a concepção de “Sangue Azul"- Determinação Divina do Poder , antigamente defendido pela Monarquia.
Assim á partir desta aula, foi possível perceber que:
*A religião parte da consciência da pessoa vai para sociedade e toma diversas proporções e volta para as pessoas, tem âmbito histórico, antropológico, sociológico, político e filosófico;
*A escolha individual de crer ou não crer se dá no âmbito da consciência, do foro intimo, portanto inviolável (tá dentro de cada um);
* A diversidade religiosa garante a diferença, mas nada tem que ver com a desigualdade ("Diferentes somos todos- PCNS- Pluralidade Cultural);
* A complexidade do fenômeno religioso e sua presença na construção da identidade para ser respeitados precisam respeitar o direitos dos demais- não há argumento de "maioria" no tema religioso, não se pode impor, constranger, obrigar;

*A laicidade do Estado que garante a todos e todas o direito a sua crença- ou descrença- respeitados os direitos de todos e todas, sendo o fundamento da diversidade religiosa;

*A discriminação por motivos religiosos fere a ética e fera a Constituição do Brasil, sendo crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário