domingo, 14 de abril de 2013

Vídeo-aula 28: Encaminhamentos pedagógicos na escola pública sobre a questão religiosa. Por: Roseli Fischman


Disciplina: Convivência Democrática
Vídeo-aula 28: Encaminhamentos pedagógicos na escola pública sobre a questão religiosa. Por: Roseli Fischman

Visualizada em: 14/04/2013.

" A aula trata da presença da questão religiosa na educação, preliminarmente do ponto de vista legal, tomando o texto da Constituição Federal de 1988 e da LDB-EN, 9394/96 e dispositivos posteriores, em especial aqueles relativos ao ensino religioso em escolas públicas. A seguir, retoma os temas tratados na Aula 1, propondo encaminhamentos referentes ao tema da liberdade de consciência, de crença e de culto, em relação com os temas da alteridade, tolerância, respeito e ética, indicando limites da ação da escola nesse tema."

Como a temática da religião é trabalhada na escola pública?
Inicialmente visualizamos as prerrogativas trazidas Constituição em seu Artigo 210, a qual está atualmente no Supremo Tribunal, pois no momento de ser regulamentado na LDB em seu artigo 33, apresentou contradições.
Devemos aqui considerar a diferença existente entre:
*EREP: Ensino Religioso em Escolas Públicas.
*ER: Ensino Religioso (mais amplo).
Esses conceitos não podem ser confundidos, uma vez que, pode ferir tanto pelo aspecto ao direito a educação, como ao direito a religião.
* Cada profissional da educação precisa estar pronto para lidar com a pluralidade existente entre os alunos;
* O professor (educador de forma geral) ao expor um símbolo que represente sua religião fere o espaço público (privatização/ apropriação do espaço público);
* Deve-se preocupar-se em  ouvir e acolher o aluno dentro de suas escolhas religiosas;
OBS: As religiões de origem africana ainda são muito discriminadas na sociedade.
* Ajudar a criança elaborar qual a herança que ela tem e as escolhas que ela pode ter, sem direcionar, dar liberdade de consciência;
*O professor não tem direito de discriminar quem é diferente de si e não utilizar de fundamentos religiosos para alcançar seus objetivos.

É preciso resgatar de forma histórica junto aos alunos, todos equívocos existentes em prol da religião, onde pessoas foram perseguidas e mortas, afim de que isso não aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário