domingo, 14 de abril de 2013

Vídeo-aula 26: O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos.


Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 26: O papel da escola no processo educativo de Direitos Humanos. Por: Aida Monteiro.
Visualizado em: 14/04/2013

"A aula discute a Educação como um direito social básico que deve contribuir para humanização de todas as pessoas. É papel da escola garantir uma educação que possibilite às pessoas a terem consciência e conhecimento dos seus direitos e deveres, através de práticas pedagógicas que contribuam para a problematização, a crítica e a construção do conhecimento nas diversas áreas do currículo, dialogando com os conhecimentos de direitos humanos."

Antes de pensarmos: Qual é o papel da escola no processo educativo na EDH?
O que é Escola?
É um espaço onde socializamos, aprendemos e construímos diferentes aprendizagens (no campo cognitivo, afetivo, profissional, etc), ou seja, tem uma importante função social.  Cabe ressaltar ainda que é a escola é um dos primeiros espaços de socialização ao qual participamos.

A escola consegue á partir de sua intencionalidade definida por seu Projeto Político Pedagógico, que é um Projeto Político, favorecer a construção de uma sociedade democrática, á partir do reconhecimento de Valores e Atitudes que vão na direção na ampliação de uma sociedade mais democrática, que respeite os DH.
É importante que nesta perspectiva os DH, a EDH esteja envolvida de forma transversal e vivencial dentro dos espaços escolares, mas que não se deixe de envolver e apresentar o tema também dentro dos currículos da mesma, a fim de possibilitar aos alunos conhecer os documentos que a embasa é claro que estratégias de apresentações da Legislação, tais como: Música, Teatro, Filmes, etc., são bem vindos para aproximação do tema.
            É preciso que a escola trabalhe com o aluno na perspectiva de “Sujeito de Direito e Sujeito de Deveres”, respeitando e sendo respeitado em suas opções, tais como: Sexuais; Políticas; Religiosas; Culturais, etc.
Para tal é necessário a criação de metodologias que trabalhe os conceitos na perspectiva do ser humano, através do dialogo permanente com direito a criticas, trazendo para dentro da escola as problemáticas tidas fora da mesma, ou até mesmo das situações vivenciadas no próprio espaço educativo, como por exemplo, a violência (Violência Exógena e Violência Endógena).
Transformar a EDH em Política de Estado e não em Política de Governo e lutar pela sua legitimação é algo que deve ser defendido pela escola e pela sociedade, criando uma contracultura á favor dos DH, uma nova forma de compreender o outro como ser social, assumindo a  escola pública como um "bem social".

Nenhum comentário:

Postar um comentário