sábado, 6 de abril de 2013

Vídeo-aula 21: EDH na sala de aula. Por:Ana Maria Klein


Semana 06
Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 21: EDH na sala de aula. Por:Ana Maria Klein
Visualizado em 06/04/2013.

“A aula aborda o processo ensino-aprendizagem enfatizando a prevalência da aprendizagem como elemento central à EDH.”

O que é o processo ensino aprendizagem?
" A aprendizagem que ocorre em um dado momento é a síntese de tudo que o estudante traz consigo: suas capacidades, sua história, seus conhecimentos e seu estado psíquico.
“Há também aquilo que o professor traz: suas capacidades, seus conhecimentos e seus estados de ânimo, mas também sua pedagogia, seus pensamentos, sua maneira de ver os estudantes, como também às condições em que trabalha."
 Tudo isso está no contexto (Escola).  A aprendizagem implica na abertura pessoal a algo novo na incorporação do novo na maneira do sujeito viver a vida.
O processo de aprendizagem vai ainda além da vontade de aprender e se incorpora a maneira de viver do sujeito, modifica suas relações com o mundo.
O sujeito que aprende é figura central do processo.Não podemos reduzir a aprendizagem a á mera apreensão de conteúdos.
O DH tem Caráter Interdisciplinar- DH devem ser compreendidos mediante a integração de diferentes disciplinas. Diz respeito á maneira de organizar o conhecimento no currículo.
O DH tem caráter transversal- temas e eixos temáticos relativos à EDH são integrados ás disciplinas, de forma a estarem presentes em todas elas e contextualizados na realidade (Global local e regional, não está solto no Mundo). Refere-se a maneira como os seres humanos aprendem.

Temas Transversais:
* Relacionam-se á vida cotidiana da comunidade, á vida das pessoas e aos seus interesses.
* Aproximam a vida das pessoas do currículo formal da escola, ou seja, eles conseguem uma oportunidade de desenvolvermos conteúdos de diferentes disciplinas a partir da discussão de um tema relevante socialmente;
* Característica central e a relação que se estabelece entre aprender conhecimentos teóricos sistematizados e a e as questões da vida real (aprender na e da realidade).

Metodologias ativas de aprendizagem:
* Pressupostos pautados pelo construtivismo;
* Os estudantes constroem seu próprio conhecimento por meio da seleção ativa de novas informações;
* O sujeito traz uma bagagem de pressupostos, motivações, intenções e conhecimentos prévios;
* O processo de construção do conhecimento acontece por meio da atividade individual e social;
* A natureza das atividades influenciará a qualidade do conhecimento adquirido.

Como tudo que a gente acredita tem que ser materializado na prática através da metodologia, assim um exemplo de metodologia é a Aprendizagem Baseada em Problemas- ABP (Não é a única). Problematizar algo que nos incomoda é romper com a naturalização dos problemas.

ABP:
* Ação problematizadora por meio de problemas que demandam a ação investigativa por parte dos (as) estudantes;
* Desenvolvimento de projetos, com caráter coletivo (saber trabalhar juntos, enfrentando todas as dificuldades existentes em trabalhar juntos);
* DH como temas a serem problematizados- possibilita a identificação do direito, seu reconhecimento na realidade, a reflexão crítica sobre a realidade estudada;
* Este processo implica necessariamente no conhecimento advindo de diferentes áreas do saber, imprescindíveis á compreensão e consideração crítica da realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário