sábado, 6 de abril de 2013

Vídeo-aula 18: EDH e Ambiente escolar. Por: Ana Maria Klein.


Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 18: EDH e Ambiente escolar. Por: Ana Maria Klein.
Visualizado em: 05/04/2013

“A aula discute a importância do ambiente escolar compreendido como espaço físico e relações interpessoais para o desenvolvimento de uma educação pautada pelos DH.”

“ A igualdade que é exigida e garantida no plano jurídico ela precisa ser aceita e exigida pelas pessoas.”

" A reconhecida e desejada igualdade entre os seres humanos não se dá naturalmente, no entanto assegurar direitos no plano jurídico não significa que as pessoas saibam ou queiram. espontaneamente orientar suas vidas pelos princípios que guiam os Direitos Humanos é essencial ao seu reconhecimento, promoção e respeito."

Ao se trabalhar EDH na escola é importante compreendermos que o discurso não pode contradizer a prática, a EDH é um caminho a ser trilhado e não e não um objetivo a ser alcançado. Trata-se de um modo de vida que deve orientar a vida na escola e na sociedade. Isto implica em:
* Vivência e convivência em ambientes democráticos e orientados pelos DH;
* Ações protagonistas por parte dos estudantes; (Ex: Vai mudar os uniformes da escola).
* Articulação entre a escola e a comunidade; (Relação entre a escola e comunidade).
* Práticas e ações voltadas á promoção dos DH;

Ambiente escolar:
* Segundo Chaparro (apud Duarte, 2003) o ambiente escolar relaciona-se a todos os processos educativos que têm lugar na escola e envolvem:
* ações, experiências, vivencia por cada um dos participantes;
* múltiplas relações com o entorno;
* condições sócio-afetivas;
* condições materiais;
* infraestrutura para a realização de propostas culturais educativas.

No Âmbito das Escolas Democráticas duas dimensões estão relacionadas a ambiente escolar para concretização da proposta metodológica da mesma, são essas:
* relações humanas compreendidas como espaço das relações interpessoais e das relações dos estudantes com o conhecimento, motivação dos estudantes e dos docentes, forma de resolução de conflitos, princípios que orientam a vida em comum, relações com a comunidade)
* espaço físico (edificações, cuidados com a estrutura física, instalações sanitárias, localização, mobiliários, etc).
Relações Humanas, diz respeito á viver na escola situações que podem ser ampliadas na sociedade no todo, tais como:
*Discutir e definir conjuntamente direitos e responsabilidades dos estudantes e dos professores com base em uma distribuição clara de papeis e tarefas;
* Utilizar procedimentos dialógicos para resolução de conflitos e para lidar com a violência e intimidação;
* Estudantes devem ter oportunidade de auto-expressão, responsabilidades e participação na tomada de decisão;
* Estudantes devem ter oportunidade para organização de suas próprias atividades, para representar, mediar e defender seus interesses);
* Conscientização de pais e familiares sobre direitos das crianças e sobre os principais princípios da educação em Direitos Humanos;
* Participação de pais na tomada de decisões da escola por meios de organizações de representantes de pais (ex: conselhos escolar);
* Projetos e serviços extracurriculares dos estudantes na comunidade, particularmente sobre questões de DH (Ações na comunidade, campanhas, eventos culturais);
* O reconhecimento e a celebração das conquistas em DH por meio de festividade (Datas que celebram direitos da humanidades. Dia do Indio, Consciencia Negra).
            Cabe a aqui discutir um contra ponto a comemorações a essas datas (mediante as indicações da professora Ana Maria Klein), tão bem defendidos pelo ator Morgan Friedman, a qual me identifico, sem desconsiderar é claro a importância do estudo aprofundado da historicidade de cada uma, mas também não concordo com as datas comemorativas :

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