domingo, 14 de abril de 2013

Vídeo-aula 25: Comitês de EDH: parcerias possíveis. Por: Sinara Zardo.




Semana 07
Disciplina: EDucação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 25: Comitês de EDH: parcerias possíveis. Por: Sinara Zardo.
Visualizado em: 14/04/2013

"A aula apresenta as funções dos Comitês de Educação em Direitos Humanos que podem vir a constituir uma importante parceria com as escolas na implementação da Educação em Direitos Humanos."

Vimos que os “Comitês EDH”, surgiu á partir da “Convenção de Viena 1993”, considerando a educação como elemento e estratégia para se configurar e constituir a educação em direitos humanos, com a perspectivas de formar sujeitos de direitos.
No Brasil em 2003 é instituído o Comitê de EDH, o qual trabalha articulado com o governo, o mesmo é composto por especialistas e militantes dos DH, representantes do governo e organismos internacionais, com o objetivo de fazer proposições de políticas públicas voltadas a EDH e deliberações das diferenças áreas.
A função desse Comitê é Elaborar, Implementar, Fiscalizar/ Monitorar políticas na defesa dos DH e EDH humanos nos Estados e Municípios e ainda oferecer capacitação em EDH, para os diferentes sujeitos envolvidos na EDH, formando sujeitos conhecedores de seus direitos e que saiba onde buscar a efetivação de seus direitos.
Uma de suas atribuições foi elaborar o Plano de EDH no País criado e gerido em 2003, sendo versão final (após inúmeras revisões e alterações) feita em 2006 e revisada em 2007.
Essa proposta visa à união entre Estados e Municípios, na Gestão das Políticas Pública, conhecendo e considerando a multiplicidade e multidimensionalidade da EDH.
Outra função desse comitê é a realização do Plano Estadual em Direitos Humanos, na qual eu tive o prazer de participar da 6ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, que ocorreu em Bauru e que trouxe a tona inúmeras problemáticas, reflexões e o fortalecimento deste Comitê em nosso município, o qual desenvolve diversas ações neste sentido:
Observatório promove 2ª Jornada de Direitos Humanos em Bauru
Da redação JCNet
O Observatório de Educação em Direitos Humanos (ODEH) da Unesp promove, de 14 a 24 de abril, a 2ª Jornada de Direitos Humanos de Bauru. Neste ano, o encontro tem como tema “Memória, Verdade e Cidadania”. O objetivo da jornada é pensar o sentido da cidadania a partir da história recente do Brasil, desde o Regime Militar, passando pela redemocratização do país, em 1985, até os dias atuais.
O evento tem a proposta de estimular o diálogo entre o passado e o presente, representado por diferentes gerações, refletindo sobre a conquista da democracia e como a sociedade pode superar a cultura autoritária do passado.
Além de palestras, mesas-redondas e oficinas, a 2ª Jornada de Direitos Humanos de Bauru contará com atividades especiais, algumas inéditas em Bauru. Na segunda-feira (16), na Sessão da Câmara Municipal, haverá um debate sobre a implantação da Comissão Municipal de Direitos Humanos, de forma a ser colaboradora da Comissão Estadual da Verdade (CEV). O evento terá a presença de Adriano Diogo, membro da CEV da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Na próxima quinta-feira (19), no auditório da Instituição Toledo de Ensino, será realizada a Caravana da Anistia, com sessão de julgamentos de requerimentos de anistia. A sessão é inédita em Bauru e contará com a presença de Dr. Paulo Abrão Pires Júnior, presidente da Comissão de Anistia, e de outros conselheiros.
Na programação cultural, está previsto o lançamento do livro “Futebol e Ditadura” no dia 20, apresentação da peça teatral “Filha da Anistia” nos dias 20, 23 e 24, exibições de filmes e exposições de arte.
Os interessados podem se inscrever no site do ODEH, www.odeh.unesp.br. Lá, você também confere a programação completa da jornada. Outras informações pelo telefone (14) 3103-6172

A união da escola á esses Comitês tanto no âmbito de capacitação de seus profissionais, tal como de seus alunos e/ou comunidade escolar é algo que poderá refletir na real educação e formação de sujeitos de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário