sábado, 6 de abril de 2013

Vídeo-aula 19: Relações etnicorraciais na escola. Por: César Rodrigues


Semana 05
Disciplina: Convivência Democrática.
Vídeo-aula 19: Relações etnicorraciais na escola. Por: César Rodrigues
Visualizada em 06/04/2013

" A videoaula discute os conceitos de Raça, Racismo e Etnia, observando as correlações entre os mesmos e seus possíveis reflexos no cotidiano pedagógico, lançando mão dos estudos sobre as teorias racistas e os discursos antirracistas."]



A aula é iniciada discutindo o conceito de raça á partir dos conceitos de Munanga (2004). Segundo esta raça é sorte, categoria, espécie é utilizado na zoologia, na botânica para classificar espécies de animais e vegetais e foi utilizada para a espécie humana, mas com o progresso dos estudos em genética humana, biologia molecular e bioquímica esse conceito foi se deixando esse conceito no que diz respeito á espécie humana.
Conceito com validade para explicar a espécie humana, porém isso não significa que todas as populações e seus indivíduos sejam geneticamente semelhantes.
O grande problema/ consequência para utilização na espécie humana foi a hierarquização, colocando um com mais validade que os outros, gerando uma consequência gravíssima que decretava a raça branca como superior a raça negra e amarela.
Mesmo sem validade cientifica o termo raça continua valendo em nível político-ideológico, pois tem vários significados em partes diferentes no Mundo.
O termo raça esconde um conceito não proclamado, ou seja, a relação de poder.
Existe na terminologia conceitual o  Racismo clássico (conceito de raça como fundamentação, características do individua) e o Racismo novo (definido por grupo social, etnia). Em cada local situado pelo Mundo o conceito de racismo ganha novas configurações.
Ainda para Munanga (2004, p. 29) Etnia significa conjunto de indivíduos que, historicamente ou mitologicamente têm um ancestral comum, têm uma lingua em comum, uma mesma religião ou cosmovisão (visão do Mundo), uma mesma cultura, moram geograficamente num mesmo território.
Algumas etnias podem constituir sozinhas nações, substituir raça por etnia é apenas uma questão semântica (jogo de palavras, para se trabalhar o politicamente correto), porém as vitimas são as mesmas assim como as raças de ontem são etnias de hoje.
Um grupo social pode ter muitas etnias, porém, uma etnia só comporta uma raça, é preciso romper com a hierarquização racial ou de etnia e não apenas uma mudança de palavras.

SOMOS UM PAÍS DE MESTIÇOS: UMA AFIRMAÇÃO PERIGOSA.
Perigosa porque apesar de parecer unificadora esconde grandes diferenças entre populações, reforça o mito da democracia racial.
Só por pensar que somos iguais não acabamos com os problemas historicamente existente, como se todos fossem avaliados por suas capacidades.

Os discursos de igualdade racial e/ou mestiçagem na escola refletem em todo o espaço da escola (formal e não formal). As consequências diretas são sofridas os alunos negros e negras e a produção dessas identidades e descrenças acabam por privilegiar a população considerada branca.
Neste sentido é preciso preocupar-se com a justiça curricular, afim de garantir a igualdade, intervindo nas situações quando necessário, levando e trazendo reflexões sem falsos conceitos de igualdade.

Conscientes do racismo ainda existente no Mundo, um relato que me sensibilizou muito foi um depoimento do cantor e ator " SEU JORGE" em sua ida para Itália.
http://www.youtube.com/watch?v=uG9PhJLSVys

Nenhum comentário:

Postar um comentário