sábado, 6 de abril de 2013

Vídeo-aula 20: Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar. Por: Cesár Rodrigues


Disciplina: Convivência Democrática
Vídeo-aula 20: Diferentes possibilidades culturais no currículo escolar. Por: Cesár Rodrigues
Visualizada em 06/04/2013.

" Após uma breve passagem pelos conceitos de identidade e diferença, serão apresentadas algumas sugestões de encaminhamento do trabalho docente a partir de experiências realizadas em escolas públicas. Estas, engendradas com base nas manifestações culturais populares, comuns ao cotidiano discente local"

 A aula foi iniciada ingando: Em quais lugares se dá a produção dessas identidades e diferenças?
* No contexto parental (na família);
* Na comunidade local;
* Na escola prioritariamente dita (local onde são acentuadas e/ou até mesmo nascem lá):
* Na mídia de uma maneira geral e na televisão de uma maneira específica, á partir da disseminação de uma identidade-referência localizada dentro de um certo grupo etnicoracial.
O comum é marcado pela identidade, que é visto como aquilo que os torna igual, no Brasil se sobressai os brancos ou estado-unidenses

Na Escola as identidades e diferenças são evidenciadas em todos os espaços escolares, porém, pode se dizer que a sala de aula é o espaço escolar onde as identidades e diferenças têm seus territórios mais demarcados, nas relações cotidianas entre docentes e discentes e discentes e discentes.

E como essas diferenças são perpetuadas?
Á partir do referencial branco, ou seja, meninas e meninos negros têm suas identidades construídas á partir da identidade referência branca. De tal modo se tornam diferença mesmo antes de suas entradas nas instituições de ensino.
Por conta disso, várias implicações perpassam os seus cotidianos escolares, influenciando na construção de sus subjetividades.

Onde estão essas outras possibilidades?
Nas culturas invisibilizadas pelo currículo escolar,é preciso criar um movimento contrário a "falsa igualdade" e a massificação e homogenização da cultura, dando visibilidade, espaço as manifestações culturais da população discente, tornando o ambiente pedagógico espaços propícios a essas manifestações, afim de corresponder as necessidades e expectativas dos discentes " legitimação das culturas populares".
Como sugestões de encaminhamentos do trabalho docente, têm se como ação inicial, traçar um perfil da (s) comunidade (s) da (s) qual/ quis seus alunos/ alunas são egressos, de preferência com a participação direta do docente.
Á partir desse mapeamento cultural é possível elencar as facilidades e dificuldades encontradas no trabalho com as manifestações culturais encontradas e assim fazer um diálogo com o currículo escolar e propor ações pedagógicas, numa perspectiva interdisciplinar.

Cuidados a serem tomados:
* Fugir das inserções curriculares " turísticas", ou seja, fazer com que as manifestações curriculares apareçam no currículo escolar apenas em datas pontuais;
* Restringir as discussões sobre a situação de desvantagem social da população negra apenas na consciência negra;
* Perpetuar o " mito da democracia racial", ao utilizar argumento de todas e todos brasileiros serem mestiças/os e, por conta disso, não haver diferenças entre todos nós por sermos humanos.
* Não estar atentas/ atentos as manifestações racistas explicitas e/ou veladas acontecidas em sala de aula ou em quaisquer outros lugares e/ou momentos vivenciados na escola. A intervenção docente nesses eventos é crucial importância da desconstrução dessas manifestações.

Essas reflexões devem estar presentes na escola durante todo ano desde a educação infantil até o ensino médio em uma perspectiva mais abrangente.
Deve-se estar atento sobre a identificação da hegemonia cultural branca e sobre a importância da desconstrução dessa hegemonia e seus benefícios á população discente das escolas públicas brasileiras.
A realização da descolonização e justiça curricular (romper com o currículo europeu e inserir conteúdos que venha do continente africano, asiático), a questão autoral permeando essas desconstruções ( o aluno estar lá, tendo suas buscas e expectativas, seus saberes permeando a escola), tal como a busca de um estreitamento entre as/os discentes e a escola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário