sábado, 8 de junho de 2013

Video-aula 26: Professor Autor. Por: Gabriel Perissé

Módulo IV
Disciplina: Profissão Docente. 
Video-aula 26: Professor Autor. Por: Gabriel Perissé
Visualizado em: 08/06/2013


            Considerando a importância do ler, posteriormente do pensar, refletir, temos ainda uma terceira dimensão que é a de criar, ou cocriar e tudo isso tem haver com a formação do Sistema Pessoal de Convicções – SPC.
Para que possamos ser um professor autor é preciso ter uma linguagem aberta á aprendizagem, rompendo com a visão de “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
            
             Precisamos questionar:
            Qual a base da sua (quem manda) autoridade?
            Qual o espaço de sua (quem manda) autoridade?
            Qual a base do obedecer sem pensar? É uma forma sem juízo de servir?

            Para nos tornarmos autor é preciso desenvolver nossa autonomia, considerando que autonomia é a liberdade e competência de tomar decisões á partir do seu próprio SPC, é preciso considerar que o processo de criação de autoria parte de um diálogo constante do autor consigo mesmo, com suas próprias regras, um diálogo com o objeto e com o fazer, tendo liberdade de posicionar-se de dizer aquilo que pensa.

            “a autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar.”

            Foi pontuada a importância dos professores serem lideres sociais, quem ensinariam seus lideres á liderar, buscando seu desenvolvimento intelectual.

            Como pontua Pedro Demo (Futuro é reconstrução do conhecimento- 2004) “O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra”, em outras palavras, que o professor seja ao menos autor daquilo que executa o mesmo ainda complementa:

            “Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva”, reconstrutiva no sentido de realizar um ruptura, surpresa, desconforto e á partir disso realizar uma reconstrução do conhecimento com o nosso estilo com a forma de ver o Mundo (surpreender e surpreender o Mundo).

            O professor Gabriel enfatizou ainda que devemos ter muito cuidado com a forma a qual utilizamos os materiais de didáticos ou de apoio, tal como apostilas, livros, materiais da internet, pois caso não façamos isso á partir da consideração da personalidade e do conhecimento daquele ministra, corremos realmente o risco de dar abertura a frase/ pensamento “manda quem pode e obedece quem tem juízo”.
            Outro aspecto ressaltado foi a utilização da internet (linguagem dos jovens) para educar, não buscando “livra-se” desses meios de comunicação, mas os utilizando de forma coerente e eficiente para transmissão de valores importantes á filosofia que trabalha.
            Assim finalizou-se salientando novamente a importância de perceber-se a relação existente entre: LER à Pensar à Ser Autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário