terça-feira, 4 de junho de 2013

Video-aula 22: Professor Leitor. Por: Gabriel Perissé

Módulo IV
Disciplina: Profissão Docente. Semana 06.
Video-aula 22: Professor Leitor. Por: Gabriel Perissé
Visualizado em: 04/06/2013

            A referente vídeo-aula mostra a importância do hábito da leitura e a relação existente e necessária entre: Leitura, Reflexão e Autoria/ autonomia.
            Leitura é um aprendizado á distância: uma forma de aproximação com diversas realidades.
            Todo aprendizado é também uma leitura, e vem daí o ditadoler o Mundo, ou,abrir-se para a realidade.
            A referente indagação foi feita:
            Como pode o professor que não é leitor ser umaaberturapara seu aluno?
            Utilizando das palavras de Adélia Pardoeu escrevo um livro, para ver se me livro, o professor destacou o quanto a leitura nos aproxima de diversas realidades e da superação de inúmeras dificuldades,nos livrandode inúmeras aflições.
            Ao falar da leitura no Brasil, vimos que o brasileiro a média de 4,7 livros por ano e que esse hábito é mais inerente das mulheres do que dos homens, sobre as bibliotecas vimos que temos 01 biblioteca pública para cada 33.000 habitantes e que 70% das escolas públicas nem se quer tem uma biblioteca (que quando tem, na maioria das vezes fica trancada e é utilizada como espaço de “castigo” para os alunos).
            Pesquisas mostraram que o professor em geral não possui o hábito e nem a prática pessoal da leitura, e que em virtude disso não consegue exercer o seu papel de medidor, obrigando os alunos a lerem.
            “A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.”
            Á partir dessa concepção consideramos que o professor não é um “tarefeiro” , um “ dador de aula”, um “ instrutor”, apenas um “ transmissor de ideia” , mas é sim um ser com personalidade que sabe seu papel e a relação do que seleciona com o que transmite à seus alunos, que gera a vontade de aprender.

            É pela leitura que o professor tem a oportunidade de ir ao encontro com diferentes questões, as quais o torna mais interessantes, uma vez que desperta interesse tudo aquilo que tem ser, que tem vida, que tem assunto e que possibilita a abertura de espaço para novos temas que tem ligação com o cotidiano dos alunos. O leitor aprende a tornar os temas mais interessantes, a ler livros, a ler o Mundo, a ler vidas a ler relacionamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário