sábado, 1 de junho de 2013

Video-aula 18: A escola e as instituições culturais. Por: Rosa Ivalberg


 Módulo IV
Disciplina: Profissão Docente
Video-aula 18: A escola e as instituições culturais. Por: Rosa Ivalberg.
Visualizado em: 01/06/2013

            Dando continuidade à aula anterior, esta aula nos mostra a importância das visitas presenciais ou virtuais ás instituições culturais da sociedade, valorizando os objetos daquilo que é tratado em sala de aula.
            Foi ainda destacado que vários museus nacionais e internacionais possuem sites que possibilitam avisita virtual e assim é provável relacionar obras de artes com os conteúdos estudados. EX: Monalisa de Leonardo Da Vinci, do Museu Louvre.
            No caso de Leonardo Da Vinci , podemos utilizar o mesmo para estudar além das obras de artes, destacando suas invenções de máquinas, suas autorias de fábulas e textos sobre arte e natureza.
            Outra sugestão e exemplo de trabalho dado foram do Parque Nacional da Serra da CapivaraeMuseu do Homem Americano, dando ênfase a pessoa de Niede Guedon, arqueóloga, oportunizando assim os estudos tanto dessa profissão como da arte rupestre (que pode ser trabalhado desde a educação infantil) e da preservação de diferentes culturas, produzidas por diferentes povos.
            Outro aspecto salientado é a importância da vivência daquilo que é aprendido, como por exemplo, o registro da arte rupestre em muros, ou espaços públicos, envolvendo assim parcerias e autorizações diversas junto á escola, comunidade e órgãos públicos.
            Finalizando percebemos a amplitude de conteúdos e disciplinas possíveis de ser trabalhada desta maneira, tal como, história, geografia, português dentre outras, motivando assim a união dos alunos com foco em um objeto ou objetivo comum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário