sábado, 16 de março de 2013

Vídeo-Aula 5: Entrevista com Prof. Solon Viola sobre representação social do DH no Brasil


Semana 02

Disciplina: Educação em Direitos Humanos.
Vídeo-Aula 5: Entrevista com Prof. Solon Viola sobre representação social do DH no Brasil
Visualizado em: 16/03/2013.

A aula apresenta uma entrevista com o Prof. Solon Viola onde é discutida a representação social do DH no Brasil e o papel da escola na transformação desta representação.

Os DH surgiu no Brasil no momento de ditadura, na luta  pela democracia.
A mídia deturpou a visão dos Direitos Humanos, trabalhando com a herança da escravidão, com desprezo do pobre, das mulheres, por todos aqueles que têm a sua vida ligada ao trabalho, ou seja, enraizado pela cultura dominante.
DH é o encontro que a sociedade brasileira faz consigo mesma, com suas conquistas.
A educação tem um papel fundamental neste processo, para que os educandos sejam tratados como seres humanos, que se saiba que são sujeitos de direitos, onde seus saberes sejam valorizados e que tenham liberdade de expressão, o diálogo entre o aprendiz e o ensinante, destacando ao o papel importante da Escola.

“A educação é uma via de duas mãos"  Paulo Freire

Cidadania é diferente de DH, a cidadania pode ser representativa ou pode ocorrer através da Cidadania Ativa (Exemplo: Orçamento Participativo), o DH é algo mais global, inerente a condição humana, uma declaração, um desejo que a humanidade vai construindo.
A cidadania é defina pela ambiente a qual ele está inserido, exemplo no Brasil.
DH é nato do ser humano, uma vez que antes dele ter uma nacionalidade, uma raça, etc. ele é humano.
Sobre DH e a escola, Solon destaca que a sala de aula deve ser um lugar da palavra e do pensamento.
“Os alunos precisam construir uma forma de se organizarem! Os professores também."
É extremamente importante que aja a Resignificação dos Direitos Humanos.
* Conhecimento; (Basta conhecer os direitos, mas não basta) É preciso conhecer e se movimentar na busca do que eu conheço. É se comprometer com o que eu conheço.
* Ambiente propicio a vivencia coerente ao que se aprende. Escola: propiciar o conhecimento e posteriormente ser exercitado.
* Conhecer/ Querer/ Realizar.
Pensar, problematizar e vivenciar os Direitos Humanos á partir da realidade apresentada pelos alunos, sem minimizar a realidade para o " micro". Exemplo: a influência da mídia dos meios de comunicação. (conhecimento local, influenciado por uma dimensão universal).
Direitos humanos é uma dimensão de desejos, de concepção do humano.
Direito Humano é o reconhecimento do outro. Da igualdade diante das diferenças.
A sociedade é uma sociedade formada á partir de privilégios e por isso existe certa dificuldade de considerar o outro como igual, ou até mesmo de considerar o outro como ser humano.
É preciso sonhar para além do cotidiano.
É preciso conhecer um pouco do ruim que a sociedade vivenciou, para que isso não volte a se repetir, mas então termos um país mais justo e mais igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário