sábado, 16 de março de 2013

Vídeo-aula 7: Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais. Por:Mario Nunes


Semana 02
Disciplina: Convivência Democrática.
Vídeo-aula 7: Identidade e diferença na perspectiva dos Estudos Culturais. Por:Mario Nunes
Visualizado em: 16/03/2013

          Essa aula “Apresenta uma explicação conceitual e histórica da noção de identidade e diferença. Explica a produção da identidade e da diferença, bem como suas formas de marcação e fixação. Enfoca o aspecto político da produção da identidade e da diferença. Aborda as implicações que a prática pedagógica apresenta nesse sentido.”

A Cultura traz 03 conceitos de identidade: Sujeito do iluminismo, Sujeito Sociológico e Sujeito Pós- Moderno (Condições da sociedade em que vivemos. Contraditória e transitória e parte de várias identidades).
Sobre as concepções de identidade, percebemos que: A identidade é um processo de significação, é uma construção discursiva e simbólica. A mesma também pode ser vista como uma norma, a busca do idêntico de um modelo tido como “correto”, vendo a diferença como errado, como “ o outro”.
A criação de Sistemas Classificatórios (Sistema simbólico) gera a valorização de um e de outro. O que serve e o que não serve.
A identidade se constrói na exclusão do outro, pois apenas uma identidade pode ser correta. Apaga se tudo que o diferencia e valorizam apenas o que os torna iguais. Exemplo é da mesma sala e da mesma série, desconsideram que são de sexos diferenciados de crenças diferentes, etc. Enaltecem o passado. Busca da neutralidade de suas ações, através da desconsideração de todas as características.
Está cada vez mais difícil em definir as pessoas, a comunidade, etc.
* Identidade e Diferença: são construções culturais.
                E assim devemos refletir: A nossa prática pedagógica reconhece as diferenças?

Nenhum comentário:

Postar um comentário