sábado, 16 de março de 2013

Vídeo-aula 8: A característica multicultural da sociedade contemporânea e suas consequências para a convivência democrática. Por: Marcos Garcia Neira.


Disciplina: Convivência Democrática.
Vídeo-aula 8: A característica multicultural da sociedade contemporânea e suas consequências para a convivência democrática. Por: Marcos Garcia Neira.
Visualizado em: 16/03/2013.

“A configuração dos cenários geográfico, econômico e político do terceiro milênio contribui para a disseminação de textos culturais que procuram homogeneizar as identidades. Dentre as consequências, desponta o crescimento do multiculturalismo. Esta videoaula discute os reflexos desse processo na escola.”
                Á partir dessa vídeo aula fomos convidados a refletir sobre o Cenário do Terceiro Milênio:




Como as pessoas residem?
Como é o consumo das mesmas?
Quais são os seus meios de Transporte?
Percebemos assim o povoamento (numa mesma região, cidade, estado, pais) por distintos grupos e quais são pertencentes a diferentes culturas e classe sociais, o cenário do Terceiro Milênio é marcado pela desigualdade e exclusão social e é impossível tratar das questões acima com um “foco” único.
                Existe na atualidade uma reorganização Geográfica do Mundo, nos aspectos econômico e político e assim gerando novas características resultados sociais.
Surgem assim as chamadas “Comunidades Imaginárias” (Anderson, 1993), Nos sentimos pertencentes a certos grupos. Ex: jovens, como se todos os jovens tivessem a mesma característica, existindo assim a disseminação de “textos" culturais, de políticas de Identidade (Quem você deve ser!).
                Temos então a considerada Identidade (Correta)/ Diferença (Incorreta), como por exemplo:
* Casal Heterossexual/ Casal Homossexual (Grupos Sociais);
* Aula de Ballet/ Funk (Práticas Sociais);
* Cristão/ Candomblé (Práticas Religiosas);
* Judô/ Vale Tudo (Práticas Esportivas);

Tudo isso vai nos posicionando com certa vantagem/ desvantagem frente aquelas pessoas que não vivem as práticas ditas como corretas, hegemônicas.
Como consequência o “Choque das Civilizações”, gerado pela globalização, somam novos elementos geradores de conflitos (Além da família, agora temos outras características).
                Temos dentro de um mesmo contexto aspectos contraditórios, tais como:
* Homogeneização X Distinção;
* Mecanismos de Inclusão X Mecanismos de Exclusão;
* Representações sobre o OUTRO;

                Assim surgem dentro deste cenário, como estratégia de enfrentamento:
* Movimentos Sociais;
* Ações Afirmativas;
* Questionamento do modelo hegemônico;
* Visibilidade crescente da diversidade.
 O reconhecimento das diferenças é a base para convivência democrática e neste sentido que devemos valorizar e apoiar as políticas inspiradas no multiculturalismo; (Ex: Vagas para deficientes, vagas para mulheres nas políticas, desconto para idosos, etc.. Visualizar as diferenças).

Nenhum comentário:

Postar um comentário