sábado, 16 de março de 2013

Vídeo-aula 11: Políticas culturais, multiculturalismo e currículo. Por Marcos Garcia Neira.


Semana 03
Disciplina: Convivência Democrática
Vídeo-aula 11: Políticas culturais, multiculturalismo e currículo. Por Marcos Garcia Neira.
Visualizado em: 16/03/2013.


“A videoaula apresenta os diversos enfoques do multiculturalismo, bem como as políticas culturais que os sustentam. Compreendendo o currículo como texto, exemplifica formatos conservadores, assimilacionistas e interculturais, debruçando-se detalhadamente sobre a perspectiva crítica.”

 No âmbito das Políticas Culturais, o professor fez uso das palavras de  Ana Pereira, afim de refletir do Macro ao Micro.
Temos então as Políticas Segregacionista (Ex: Vagas reservadas para profissionais específicos da escola), as Políticas Assimilacionista (O significado atribuído por determinados grupos são mais importantes que os significados atribuídos por outros grupos e Integracionista: (Enxergam as diferenças e procuram buscar a convivência com os demais).

Complementar á a isso o autor Peter Maclaren, considera ainda os seguinte Modelos:
Conservador ou Monocultural, que apaga as diferenças culturais, vai tentando homogeneizar. Coloca a cultura acadêmica como a única cultura;
A Liberal, que considera que existem vários tipos de cultura e o que nos iguala é que vivemos em um mesmo ambiente, uma mesma sociedade.
A Pluralista, que salienta que as pessoas possuem identidade culturais diferentes, os grupos possuem características culturais diferentes e todos precisam de espaços para se expressar (Criação de Espaços para tudo isso). É importante que faça parte desses espaços a reflexão, a discussão;
Na Essência de esquerda, a transformação da sociedade se dá á partir do reconhecimento das produções dos grupos desfavorecidos (Grupos Oprimidos).
Já na Visão Crítico, existe a valorização das diferenças, na atribuição de significados e busca a promoção de encontro entre as diferenças e entender as forças que atuaram/ levaram um grupo a entender ou vivenciar algo de certa maneira e outro grupo de outro.
No multiculturalismo, ninguém é absolutamente puro, em determinados momentos ocupamos lugar de vantagens e em outros momentos lugar de desvantagem. Ninguém é o tempo inteiro oprimido e ninguém é o tempo inteiro opressor.
                Neste sentido a aula nos leva a refletir:
*Quais critérios são empregados para selecionar temas, conteúdos, exemplos ou atividades?
*Como é construído os Currículos e selecionado os texto de estudos?
Defende que a decisão curricular é um ato político. E que os mesmos podem estar dentro das vertentes: conservadoras, assimilacionista e Interculturais ou críticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário