sábado, 16 de março de 2013

Vídeo-aula 9: Sujeito de Direitos. Por: Guilherme de Almeida


Semana 03



Disciplina: Educação em Direitos Humanos
Vídeo-aula 09: Sujeito de Direitos. Por: Guilherme de Almeida
Visualizado em: 16/03/2013






Fonte:http://indiraferreira.blogspot.com.br/2010/10/analisando-artigo-5-da-constituicao_29.html


" A aula apresenta o tema da constituição do sujeito de direito ( um dos objetivos centrais da educação em direitos humanos) mostrando a imprescindibilidade da mediação institucional para que tal meta seja concretizada. O tema é relacionado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)."
Apesar de muitos direitos estarem na lei, ainda precisamos pensar na real necessidade de se transpor á isso.
Criança antes de ser criança era um bebe um embrião e é processo de muita fragilidade e precisa de cuidados. (Como dito pela nova doutrina, proteção integral)
É preciso ter melhores profissionais para a aplicabilidade da lei, profissionais que ampliem seu conhecimento á respeito dos problemas enfrentado.
É aqui Ressaltada a importância do diálogo, o processo dialógico é um processo heurístico, onde conversando e descobrindo os caminhos para se fazer. De se encontrar afinidades entre os diversos profissionais,  estabelecer criar formas para diminuir o uso da violência. (Dar oportunidade de expressão dos sofrimentos e dúvidas aos alunos e buscar respostas para suas angustias)
O diálogo sempre nos coloca em situação de vulnerabilidade, pois ele despe as máscaras. O diálogo é uma tarefa empírica. No uso das palavras e não da violência, vamos encontrando as possibilidades de criação e de diálogo interacional.
O diálogo é uma valiosa ferramenta para educação em direitos humanos, tal como a utilização dos espaços pedagógicos e ampliação desses diálogos para fora da escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário