segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Vídeo 06- Aula: Temas Transversais em Educação


Disciplina: Temas Transversais
Vídeo 06- Aula: Temas Transversais em Educação. Por: Prof. : Valéria Arantes
Visualizado em: 16/09/2012

            Aqui neste vídeo aula aprendemos que cada comunidade pode sugerir temas á ser trabalho.
            Na Legislação Brasileira já encontramos a sugestão de alguns: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade, Trabalho e Consumo.

            No trabalho da Transversalidade encontramos diferentes concepções de trabalho:
*Disciplina como eixo vertebrado do currículo, a escola estruturada á partir de disciplinas. Nesta perspectiva  o objetivo maior da escola é promover ensino dessas disciplinas e possuem um lugar, mesmo que secundário a transversalidade.
** Atividades Pontuais: ensino fragmentado, distanciando o conhecimento da disciplina e os temas transversais;
*** Disciplinas, Palestras e Assessorias sobre temas transversais, pressupondo que os professores não estão preparados para trabalhar temas transversais na educação e recorre á outros profissionais. Aqui um ponto de crítica é que mais uma vez existe a separação dos campos de conhecimento fortalecendo a fragmentação, especialização e compartimentalização da realidade, da natureza e dos campos de conhecimento;
****Oferecimento de Projetos Interdisciplinares sobre temas transversais: Materiais produzidos por ONG;
*****A transversalidade deve estar incorporada nas próprias disciplinas: os professores defendem o tema da cidadania vinculados a disciplina que ministram. Critica: as Prioridades continuam sendo as disciplina e não a transversalidade;
* ******A temática da transversalidade é trabalhada no currículo oculto. Risco: cair no moralismo, pautadas no valor individual do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário