segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas. Por Mario Nunes


Semana 01

Disciplina: Convivência Democrática
Vídeo-aula 3: A globalização e o impacto sobre as culturas. Por Mario Nunes
Visualizado em: 25/02/2013



Esta vídeo “Apresenta algumas das principais características da sociedade globalizada em suas vertentes econômicas, políticas e culturais; explora algumas questões sobre o impacto da globalização nos processos de mudanças da sociedade contemporânea; aborda os modos como a globalização cria novas identidades e influi as percepções dos sujeitos acerca das estruturas sociais.”

                Percebemos que no Mundo Globalizado, a tecnologia proporciona a existência do comércio Global, é possível adquirirmos os produtos que necessitamos ou buscamos de forma “online”, o  “ comércio sem paredes” . O comércio também ultrapassa a compra e venda de produtos, o aspecto material anteriormente tido e conta com a alienação das compras, resultado pela compra de “ações”, negócio dos conhecidos acionistas. O mercado se torna instável, junto dele as economias.
Na sociedade globalizada, temos a valorização da informática, do consumismo, do individualismo e a desvalorização dos espaços públicos.
Reflita: Defina uma meta que não envolva a questão material nos dias atuais?
Os direitos sociais passam a ser considerados produtos, os cidadãos são vistos como consumidores e vemos a ascensão do neoliberalismo, com o poder público se ausentando se suas responsabilidades, gerando assim o aumento da desigualdade social (aqueles que não podem pagar, não tem acesso á muitos bens, tidos como direitos sociais), a riqueza Mundial concentra-se nas mãos de poucos, tudo passa a ser marcado pela lógica do mercado e do consumo).
A mão de obra internacional é cada vez mais competitiva, o  mercado se torna instável  com novas demandas e fortes pressões de produção derivadas da crescente importância da produção intensiva do capital.
Outro aspecto fortalecido pela globalização é a mistura Cultural, derivado da rede de comunicações global, todos podem ter contato com todos e as variedades de culturas existentes no Mundo, perde-se a identidade localizada, regional, surge assim novas formas de identificação e o desapego, afinal no Mundo globalizado tudo é passageiro.
Diante de todo o exposto, é notório que a globalização produz efeitos econômicos, políticos e culturais da relação global versus local e é pertencente a esse contexto que se encontra a escola e toda a comunidade escolar.
O trabalho da escola se torna desafiador e complexo no sentido de compreensão do contexto, pertencimento e até mesmo de enfrentamento e as estratégias da mesma só poderá ser bem sucedido á partir do trabalho democrático e participativo, abrindo canais de comunicação para análise e reflexão sistemática das questões sociais, econômicas e políticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário