Disciplina: Educação
em Direitos Humanos
Vídeo-aula 14:
Dimensões da EDH. Por: Ana Maria Klein.
Visualizada em:
31/03/2013
“ A aula apresenta três dimensões
da EDH: informações, valores e práticas. Estas dimensões constituem a base da
EDH e devem ser trabalhadas de maneira complementar e integrada.”
A Educação em Direitos Humanos-
EDH surgiu em 1948, na Declaração dos DH, mas teve sua prática efetiva nas
Nação Unidas de 1995 á 2005, terminando
com o lançamento de um Plano com indicações de como implantar o EDH, o
conhecido PNDH.
Existem em tramitação as Diretrizes
Nacionais em DH, as mesmas tem caráter mandatório que vão desde a educação
infantil.
Dimensões da mesma:
* Conhecimentos históricos construídos sobre DH, e a sua relação com os contextos internacional, nacional e
local;
* Valores, atitudes e práticas sociais que expressam a
cultura dos direitos humanos;
* Desenvolvimento de processos metodológicos participativos
e de construção coletiva, utilizando linguagens e materiais didáticos
contextualizados;
* Fortalecimento de práticas individuais e sociais que gerem
ações e instrumentos em favor da promoção, da proteção e da defesa dos direitos
humanos, bem como da reparação das violações;
Conhecimentos (Como a escola deve transmitir)
* Construídos historicamente construídos sobre DH e a sua
relação com os contextos internacional, nacional e local.
* Conceitos: O que são os DH, debates e diferentes pontos de
vista em torno do tema, polêmicas e desafios relacionados aos DH;
* História: origem, evolução e fatos significativos para o
reconhecimento e a vigência (ou violação) dos DH. A relação entre Democracia e
DH;
* Normas: instrumentos de DH: documentos internacionais e
regionais de diferentes natureza e efeito jurídico: legislação nacional, etc;
* Instituições: instâncias
de proteção de direitos (nacionais, regionais e universais) e sua estrutura,
função, procedimentos, etc)
Valores
Formar em valores capazes de guiar atitudes e práticas
sociais que expressem a cultura dos DH. Valores presentes nos instrumentos de
EDH são:
* Dignidade Humana;
* Liberdade e Responsabilidade;
* Igualdade e não discriminação;
* Justiça e equidade;
* Solidariedade e cooperação;
* Participação;
* Pluralismo;
* Diversidade;
* Inclusão.
“ O ser humano não é o meio para se conseguir algo, ele é um fim
(conceito da igualdade).”
Metodologias e participação
Metodologias participativas e construção coletiva do
conhecimento, utilizando linguagens e materiais didáticos contextualizados.
* Centralidade da aprendizagem (desenvolvimento integral do
ser humano, inserção social, desenvolvimento ético-moral);
* Protagonismo discente (estudante como centro do processo).
* Pesquisas demonstram que a aprendizagem é mais efetiva
quando os/as estudantes participam ativamente do processo;
* Aprendizagem é mais efetiva mediante a contextualização
das novas informações, trata-se de saber utilizar o conhecimento adquirido
dentro de um contexto real;
* Participação discente direta e por representação:
assembleias escolares, debates, escolhas de temas de trabalho, projetos
investigativos, fóruns, conselhos escolares.
Práticas
Práticas individuais e sociais orientadas á promoção, á
proteção, á defesa e a reparação dos DH.
* Pensamento crítico- conhecimento para a compreensão e
transformação da realidade- investigar novas formas de compreender e atuar no
mundo;
* Cidadania participativa- participação social informada,
responsável crítica ativa em colaboração com outros cuja a finalidade são
projetos que transcendem o auto-interesse;
* Meios: projetos investigativos projetos sociais, ações
voltadas a comunidade.