Disciplina Educação e Valores
Vídeo 28. Aula- O
fenômeno do bullying. Por: Kátia Pupo
Diante
da falta de uma palavra em português que trouxesse o significado a palavra de origem anglo saxião foi utilizada, a mesma significa:
“Bullying: Todas as
atitudes agressivas, intencionais que ocorrem repetidamente sem uma motivação
evidente.”
A mesma pode ocorrer de uma criança
ou jovem em relação à outra, ou ainda de um grupo de crianças ou jovem em
relação a outro grupo. Evidencia a desigualdade de poder e incapacidade de
defesa dos jovens e crianças envolvidas.
São as principais atividades de
bullying: humilhação, xingamentos, difamação, constrangimento, menosprezo,
intimidação, ameaças, exclusão, perseguições, ou algo mais direto como,
agressão física ou roubo.
Antigamente o bullying era
considerado como atitudes inevitáveis e que nada poderia ser feito para romper
com estas.
As pesquisas de bullying são feitas
á 30 anos, não sendo este um fenômeno novo.
O fenômeno do bullying, não acontece
apenas dentro da escola, mas dentro de ambientes que reúnem jovens e crianças,
e inclusive adultos, mas como a escola é um lugar com número maior de crianças
e jovens, acaba sendo um local privilegiado para que isso aconteça.
Segundo
a pesquisa feita pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção á
Infância e a Adolescência- ABRAPIA, 40,5% dos adolescentes já passaram pelo
bullying como vítima ou alvo em sala de aula sendo a falta de interferência do
professor na situação a causa o principal agravante na situação, 50% das
crianças ou jovens que sofrem bullying não denunciam, afim de não expor ou decepcionar
os responsáveis.
A pesquisa mostra que, tanto meninos
quanto meninas sofrem bullying, porém com os meninos este fenômeno está mais
ligado a agressão física, enquanto que as meninas está ligado á intrigas e
exclusão (fofocas e difamação).
Algo percebido pelo educador é a
diferenciação do que brincadeira (de mal gosto) do que realmente é bullying
para que este não insira um evento pontual como se fosse um fenômeno do
bullying. O que caracteriza o bullying é
a intencionalidade, a repetição, o prolongamento da ação (1 Semestre, 1 Ano ou
até vários anos) além da falta de motivação do agressor, ou seja não há nada
que justifique, na ação contra as vitimas para que ela sofra aquele tipo ação
(não é uma reação) e o mais forte é o desequilíbrio do poder (a vitima não tem
como se defender).
Muitas vezes o mentor intelectual do
bullying não o pratica, destacando novamente que o bullying pode ser
desenvolvido por uma criança ou adolescente, ou um grupo de.
Algumas características da criança
que sofre bullying da escola apresentada nesta aula foram:
*Pouca
habilidade de socialização;
*Características
físicas, comportamento, condição socioeconômica ou orientação sexual diferente;
*Dificuldade
de reagir ás agressões;
*Muitas
vitimas tornam-se agressores do bullying
*Hiperativos
e impulsivos (Consideradas personalidades provocativas);
*Não
pedem ajuda por medo de retaliação ou por não que não querem decepcionar seus
pais ou pessoas que amam;
Foi destacado ainda que uma
característica isolada não torna uma criança ou adolescente vítima ou agressor
de bullying, é necessário avaliar a totalidade e a constância dessas atitudes.
Quanto
aos agressores as principais características, são:
*Ambos
os sexos;
*Desrespeito
contínuo ás normas;
*Dificuldade
de lidar com frustração;
*Liderança;
*Pequenos
Delitos;
*Desempenho
escolar regular ou insuficiente;
*Ausência
de Culpa;
*Desafiadores
e agressivos;
*Dificuldade
de lidar com figuras de autoridade;
*Não
tem nenhum escrúpulo de mentir para esconder seus atos de bullying.
Os agressores podem iniciar suas
provocações num nível "leve” e acabar desenvolvendo uma patologia.
Outro "ator"desse cenário
são os espectadores, que aumentam a impunidade e contribuem para o crescimento
do bullying podendo ser:
*Passivos:
que assistem e não reagem por medo de tornarem-se a próxima vitima;
*Ativos:
dão apoio moral aos agressores.
Outra forma de realizar o bullying o
que é chamado "Cyberbullying"ou "Bullying Virtual",
desenvolvida muito por adolescentes, ocorrendo através do uso de recursos da
internet, com efeito multiplicador e duradouro, tendo como agravante o
anonimato que gera a impunidade e aumenta o fenômeno.
As
principais consequências do bullying:
*Tendência
ao isolamento;
*Dificuldade
de participar das discussões em sala de aula;
*Queda
do rendimento escolar;
*Fobia
escolar;
*Mudanças
de humor;
*Insônia,
sintomas de dor de cabeça, estômago (inventada ou somatizada);
*Irritadas,
ansiosas ou tensas;
*Mais
propensas a desenvolver transtornos afetivos, depressão, anorexia, bulimia, síndrome
de pânico;
*Em
casos graves: Suicídios e Homicídios.
Algumas
sugestões de Resoluções ou Minimização do Bullying nas escolas apresentadas
foram:
*Conscientização;
*Sensibilização
da comunidade escolar;
*Criação
de um ambiente confiança, solidário ás vitima;
*
Criação de regras claras contra o bullying;
*
Aplicação de sansões.